terça, 11 de maio de 2021

Cidades
Compartilhar:

‘Dia D’ de vacinação contra a pólio e o sarampo acontece neste sábado

Bárbara Wanderley e Wênia Bandeira / 18 de agosto de 2018
O ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite acontece neste sábado. E em todo o Estado, a imunização do público infantil contra essas duas doenças ainda não atingiu nem 20% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Em João Pessoa, o percentual de déficit de vacinação mais preocupante é com relação à dose para prevenir o sarampo, doença que já registra casos confirmados em alguns estados do País.

A campanha contra o sarampo e a poliomelite começou no início deste mês e segue até o próximo dia 31 e o público alvo são crianças a partir de 12 meses e com menos de cinco anos de idade. A meta é vacinar em todo o Estado 221.242 crianças, o equivalente a 95% da população nesta faixa etária. Na Capital, 42.600 crianças ainda precisam ser vacinadas, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na primeira semana de campanha foram aplicadas 5.792 doses de vacina contra sarampo, o equivalente a 13,60% da meta, e 6.269 doses de vacina contra a pólio, o que representa 14,72% da meta, de acordo com o chefe do setor de Imunização do município, Fernando Virgolino.

Ele destacou, entretanto, que esses números correspondem apenas à primeira semana de vacinação, já que os outros dias ainda não foram contabilizados, e que há expectativa de aumento na procura com a realização do dia D. Em toda a Paraíba, apenas 17% da meta foi cumprida, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), sendo que os dados da SES também não estão totalmente atualizados ainda.

Para vacinar as crianças na faixa etária correspondente ao público-alvo, os pais devem procurar qualquer Unidade de Saúde da Família (USF) com o cartão de vacinação da criança em mãos.

Relacionadas