terça, 13 de novembro de 2018
Cidades
Compartilhar:

Desconto em veículos: para ter isenção de impostos, 760 aguardam perícia no Detran

Aline Martins/Katiana Ramos / 25 de setembro de 2016
Foto: ASSUERO LIMA
Hoje, 760 pessoas esperam por perícia médica no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), algumas só passarão pelo exame em março de 2017. A fila anda, mas sempre aumenta e é devagar. A cada dia, mais pessoas com algum tipo de deficiência ou problemas de saúde que comprometem a mobilidade descobrem que têm direito à isenção de impostos que resultam em desconto na compra de veículos.

O número de contribuintes paraibanos beneficiados com isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS), este ano, já é 13,6% maior do que o total do ano passado. O imposto é apenas uma de outras três taxas as quais as pessoas com alguma limitação física ou mental não precisam pagar.

A bancária Auriana Pacheco, 29 anos, sofreu um acidente doméstico quando criança e ficou com uma das pernas com mobilidade comprometida. Para caminhar com mais tranquilidade, ela usa uma tornozeleira. Contudo, há dois anos, quando começou a dirigir, sente incômodos para fazer as manobras e movimentar o veículo.

“Não consigo ir muito longe, porque começa a doer e quando pego o carro só posso dirigir pequenos trajetos na cidade”, comentou a jovem.

Auriana Pacheco descobriu somente este ano, ao agendar uma perícia médica no Detran, para atualização da Carteira Nacional de Habilitação com as especificidades do problema de locomoção, que tem direito à isenção de impostos, o que pode lhe proporcionar a compra de um veículo adequado às suas necessidades.

Relacionadas