quinta, 03 de dezembro de 2020

Cidades
Compartilhar:

Depoimentos de presos podem revelar mais envolvidos na fraude do Detran

Ainoã Geminiano / 12 de janeiro de 2016
Foto: Arquivo
Dois dos seis presos na semana passada, acusados de fraude contra o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) voltaram a ser ouvidos ontem e deram informações que podem levar a polícia a outros envolvidos no esquema criminoso. Eles são acusados de falsificar assinatura de donos de veículos, forjar a venda para terceiros e conseguir a transferência de propriedade para terceiros, sem que o proprietário tomasse conhecimento. Entre os pesos estão funcionários do Detran, uma prestadora de serviços à Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) e um servidor de cartório de Santa Rita.

A prisão determinada pela Justiça para os acusados foi temporária, com prazo de validade de cinco dias, tempo em que a polícia colheria os depoimentos, que servirão de provas sobre os crimes praticados. Após serem ouvidos, quatro deles foram liberados durante o final de semana. Outros dois entraram em contradição e omitiram informações. Alexandre Batista e Wilmore Claudino Gomes deram novos depoimentos na tarde de ontem.

O delegado Nélio Carneiro, da Delegacia de Roubos e Furtos e Veículos, disse que os novos depoimentos apontaram novas linhas de investigação. "Primeiro vamos analisar se eles já podem ser liberados ou se pediremos a prorrogação da prisão, por mais cinco dias. Mas nesse segundo depoimento já nos trouxeram novas informações, que poderão provocar a convocação ou a prisão de outras pessoas para prestarem esclarecimentos", disse.

O golpe

- Golpista solicitava a segunda via do recibo;

- Servidores do Detran e da Codata facilitavam a emissão do documento falso;

- O veículo era transferido para o nome do criminoso;

- Ele negociava o automóvel e transferia para o novo proprietário;

- A assinatura do verdadeiro dono era falsificada e autenticada pelo servidor do cartório;

- O real proprietário do veículo não sabia nada sobre a transação;

 

Relacionadas