segunda, 19 de abril de 2021

Cidades
Compartilhar:

Corpo de Bombeiros alerta para o perigo dos afogamentos

Lucilene Meireles e Wênia Bandeira / 25 de dezembro de 2018
Foto: Assuero Lima
Com a chegada do período de férias e do Verão, cresce o número de pessoas que buscam lazer nas praias, açudes e piscinas e, com isso, aumenta também o risco de afogamentos. Este ano, até a primeira quinzena de novembro, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) registrou 132 ocorrências no Litoral paraibano, entre as praias de Camaratuba e Acaú, das quais seis terminaram em óbito.

O alerta da Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) é que, além dos cuidados com a saúde, a pele e a alimentação, é preciso atenção com o risco de afogamento tanto de crianças, quanto de adultos. Em casos de afogamento, segundo Luis Renato Custel, coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa, é primordial manter a calma e chamar a ajuda do profissional salva-vidas e Corpo de Bombeiros.

“São muitas circunstâncias que levam até o acidente com afogamento, que também pode acontecer em águas rasas e até em acidentes domésticos com baldes de água e banheiras, principalmente com crianças. Por isso, é extremamente importante respeitar as normas e orientações de banho em determinados locais, conhecer a profundidade de onde está se expondo e manter as crianças sob fiscalização constante de um adulto”, explicou.

Ele destacou que para bebês e crianças, pequenos baldes, banheiras e até vasos oferecem riscos, além do mar e da piscina. “Por isso, é importante cercar as piscinas ou mantê-las cobertas, que a criança sempre use o colete salva-vidas e principalmente, que esteja sempre sendo vigiada por um adulto, principalmente dentro de casa”, acrescentou.

Em relação aos adultos, Custel observou que muitos acham que sabem nadar e acabam se arriscando mais. “Nunca devemos confiar que somos bons nadadores. Além disso, evite a associação com a bebida alcoólica já que ela diminui as capacidades cognitivas”, completou o médico.

Relacionadas