sábado, 21 de julho de 2018
Cidades
Compartilhar:

Comunidade do ‘Riachinho’ é tomada por lixo, lama e infestação de animais transmissores

Bárbara Wanderley / 18 de abril de 2018
Foto: ASSUERO LIMA
Os moradores da Comunidade Riachinho, no bairro 13 de Maio, em João Pessoa, convivem com lama, esgoto, lixo e animais transmissores de doenças, como ratos, baratas e muriçocas. O problema sempre piora quando chove, já que a área não tem um sistema de escoamento e a água entra nas casas.

É o caso da diarista Maria José, que mora na comunidade há 14 anos. Ela contou que quando chove muito, a água invade a residência onde vive com os nove filhos. “A gente tem que esperar parar de chover para poder tirar a água de dentro de casa”, disse, acrescentando que a água da chuva acaba arrastando o lixo da frente das casas e a rua fica imunda. “Fica cheio de tapurus boiando na água”, contou.

Toda a vizinhança reclama da presença constante de ratos e baratas nas casas. “Eu boto cola-rato e pego 16 em um dia”, disse Maria José. “Quando vai começar a chover as baratas começam a voar dentro de casa, aí ou a pessoa se esconde embaixo de um lençol, ou vem para a rua esperar elas se acalmarem”.

Outro morador afirmou que o esgoto das casas da comunidade é destinado a fossas, que de vez em quando estouram. “Fica criança brincando em cima de esgoto, brincando em cima de rato”, disse. Maria José explicou que teme pela saúde dela e dos filhos, pois já teve notícias de um rapaz que morreu de leptospirose por ter pisado em urina de rato.

Os moradores destacaram ainda a dificuldade que é para passar carros pelas ruas estreitas de barro, principalmente quando elas estão alagadas.

Solicitação de serviços

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a população pode solicitar serviços de terraplanagem pelo telefone 0800-0311530.

Já para solicitar drenagem e pavimentação de ruas, as principais vias são as plenárias do Orçamento Participativo e a Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), através do IPTU Cidadão.

Relacionadas