sexta, 05 de março de 2021

Cidades
Compartilhar:

Começam obras do Parque Ecológico Sanhauá, em JP

Beto Pessoa / 21 de março de 2019
Foto: Beto Pessoa
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, autoriza na manhã de hoje o início das obras do Parque Ecológico do Sanhauá, que será mais uma área de convivência no Centro Histórico da Capital. O espaço, além de ser uma nova área de lazer, tem por objetivo resolver duas problemáticas históricas da região: retirar pessoas que vivem em áreas de risco e diminuir a depredação ambiental ao Rio Sanhauá.

Morador da região há mais de 20 anos, Severino Ferreira, de 63 anos, vive com uma neta em um barraco improvisado. Sua moradia fica dentro de um antigo galpão onde moram cerca de outras 130 famílias. Como o local fica às margens de uma área de manguezal, sempre que a maré está alta invade sua casa.

“A parede está com infiltração, porque se chove ou se a maré está cheia a gente fica coberto de água”, disse.

Outro problema na região é que a estrutura do antigo galpão está cedendo. Em alguns pontos, blocos de concreto desgastado estão acima das moradias, como na casa de Severino Ferreira. “Quero sair daqui porque sei o que venho passando aqui. Tem o problema da infiltração de água e desses blocos de concreto. A qualquer momento pode cair e matar uma família dessas aí, porque é tudo velho e antigo. Mas a gente quer uma moradia e que a Prefeitura diga onde a gente vai ficar”.

Ailton da Silva, conhecido como Danda, tem comércio na região há 15 anos. Ele também enfrenta problemas em época de maré alta e vê com bons olhos a requalificação da região, desde que seja garantida moradia e comércio para quem já está instalado ali.

“Hoje a gente depende disso aqui. Tenho 63 anos, não tenho mais condição de trabalhar em outro canto. Acho que é bom que tenha o projeto, vai ficar bacana reformar isso aqui”, disse.

Maiores detalhes sobre o projeto, bem como o destino das famílias que moram na região, só serão divulgados na manhã de hoje, na solenidade de assinatura da Ordem de Serviço, que inicia as obras.

Relacionadas