sexta, 19 de julho de 2019
Sousa
Compartilhar:

Tradição de quatro décadas: estátua de Frei Damião é ponto de encontro de católicos

Katiana Ramos / 30 de novembro de 2016
Foto: Arquivo/Correio
Um símbolo de fé e devoção para os católicos do município de Sousa, no Sertão paraibano, a estátua em homenagem a Frei Damião, construída em um local chamado ‘Alto da Benção de Deus, na zona rural da cidade, completa 40 anos hoje. Segundo o advogado Johnson Abrantes, que era vice-prefeito na época da construção do monumento, a estátua foi construída em retribuição às visitas que o religioso fazia com frequência à cidade.

“Frei Damião frequentou muito a cidade Sousa e região. Durante suas peregrinações, confessava as pessoas, realizava missas, e vinha gente de Sousa e de cidades vizinhas para participar. Então, a construção dessa estátua, pelo então prefeito Gilberto Sarmento, foi uma homenagem da cidade ao frei e foi inaugurada por ele ainda em vida, com uma missa campal”, contou o advogado.

Ainda de acordo com Johnson, além de representar o carinho dos católicos de Sousa por Frei Damião, a estátua virou ainda um ponto turístico do município, sobretudo para romeiros. “Até hoje, vem muita gente de cidades vizinhas para agradecer graças alcançadas através de Frei Damião. Todo último domingo de cada mês, às 6h, é celebrada uma missa nesse local onde está a estátua e as pessoas trazem objetos, acendem velas. É um ponto turístico para os devotos”, explicou.

O padre da Paróquia São João Batista, a qual é responsável pela cobertura onde está a estátua, acrescentou que a missa realizada no local do monumento atrai fieis de cidades vizinhas e costuma reunir, em média, 500 pessoas nas celebrações. “Desde 2014 realizamos essa missa e sempre vem muita gente. Prova que temos muitos devotos de Frei Damião aqui e em muitas cidades vizinhas. Até hoje, muita gente que participou de missas com o frei fala comigo sobre as experiências e alguns têm até objetos que pertenceram a ele, como sandálias”, revelou o padre Rossivan da Costa.

Relacionadas