quinta, 26 de novembro de 2020

Chuva
Compartilhar:

Chuvas do final de semana enchem açudes na Paraíba e reservatório de Monteiro sangra

Luís Eduardo Andrade / 03 de abril de 2017
Foto: Reprodução
Se no dia de São José não choveu o esperado, parece que o santo resolveu interceder pelas águas neste final de semana. Seis açudes do estado tiveram metade de sua capacidade preenchida pelas chuvas dos últimos três dias. Destaque para o sangramento do açude de Monteiro, que por coincidência (ou não), chama-se São José II.

De acordo com dados disponibilizados pela Agência Executiva de Gestão de Águas na Paraíba (Aesa), em 13 cidades da Paraíba choveu mais de 40 mm, e em Monteiro, que recentemente recebeu as águas da transposição do Rio São Francisco, houve um índice de 115 mm de precipitação. E os açudes responderam às chuvas no estado. Seis reservatórios atingiram mais de 50% de sua capacidade com as chuvas deste final de semana.  No açude do Conde, 70,9% da represa está cheia, e em João Pessoa, mais de 65% do açude das Marés foi preenchido. Além dessas cidades, os municípios de Manaíra, Diamante e Tavares tiveram mais da metade de seus reservatórios enchidos pelas chuvas.

Campina em déficit

Mas o ponto negativo foi a falta de chuvas na região metropolitana de Campina Grande. De acordo com o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia, Ednaldo Araújo, a região sofre com a falta de água. “A área ao redor de Campina está em déficit há certo tempo, por isso existe racionamento na cidade.”, disse. E as coisas não parecem melhorar. No final de semana inteiro houve apenas 0,4 mm de precipitação no município. E o principal reservatório da cidade segue com um nível crítico de apenas 34,3% de sua capacidade.

João Pessoa alagada

Se no sertão as chuvas foram motivo de festa, na capital a situação foi um pouco diferente. Muitos bairros ficaram alagados e muitos moradores ficaram ilhados. Clicando aqui você confere os detalhes desta situação.

Relacionadas