sábado, 28 de novembro de 2020

Cidades
Compartilhar:

Chuva e esperança no Sertão: açudes sobem o nível e aliviam a seca na Paraíba

Francisco José/Giovannia Brito / 08 de janeiro de 2016
Foto: Arquivo
Novas chuvas foram registradas na Paraíba, desta vez em 77 cidades localizadas nas regiões do Sertão e Cariri do Estado, contribuindo para a recarga de médios e pequenos açudes responsáveis pelo abastecimento das populações residentes nessas regiões.

A maior precipitação foi registrada em Cajazeiras com 129 mm. Essa chuva ocasionou um aumento de 54 centímetros no volume do açude Lagoa do Arroz. Já o Engenheiro Ávidos acumulou dois centímetros. Em Coremas a chuva foi de 111 mm, proporcionando um aumento de sete centímetros no açude Coremas. Já em Sumé a Aesa informou que choveu 54,4 mm, fazendo com que o reservatório da cidade acumulasse cinco centímetros. Em Sousa o manancial São Gonçalo acumulou dois centímetros.

O gerente Executivo de Monitoramento de Hidrometria, Alexandre Magno, informou que esse acúmulo é suficiente para garantir o abastecimento de cinco dias a uma semana. No entanto, ele informou que o volume será maior de hoje para amanhã. “Esse foram os primeiros levantamentos que colhemos, e como as chuvas foram representativas, os rios vão continuar levando água para os reservatórios até amanhã e a carga recebida será bem melhor do que essas”, declarou.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas