A Paraíba tem registrado um grande volume de chuvas em todas as regiões, mas as temperaturas continuam altas e sem previsão de amenizar. As pessoas reclamam do efeito desta combinação na saúde e os médicos confirmam esta associação.
Ontem, no início da tarde, enquanto a população de Campina Grande convivia com a chuva, os termômetros de rua chegaram a marcar 33°C. O fato é considerado normal, segundo a Aesa.
A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, explicou que a temperatura deve continuar alta porque estamos no Verão. Ela falou que há uma confusão na população quando pensa em clima e tempo.
“A estação tem a ver apenas com a temperatura, então inverno é frio e Verão é quente, não importa se está chovendo ou fazendo Sol”, afirmou a meteorologista.
E a temperatura deve continuar alta com pancadas de chuva na maior parte do Estado. Marle disse que deve haver precipitação no Alto Sertão, Sertão, Cariri e Curimataú durante o fim de semana, enquan to no Litoral e Agreste deve haver mais nebulosidade que chuva, sob influência do vórtice ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
A estudante Amanda Albuquerque falou que esta combinação não está lhe fazendo bem. Ele tem certeza que o nariz escorrendo e as dores de cabeça são advindas do calor junto com a chuva.
“Essa chuva vem e bate nesse chão quente, sobe o vapor e pronto, este é o resultado. Eu adoeci por causa dessa junção e está difícil de me livrar dos sintomas para voltar ao meu dia a dia”, contou a estudante.
A infectologista Ingrid Ramalho confirmou a desconfiança de Amanda. De acordo com a médica, este período do ano propicia o aparecimento de resfriados provocados por viroses, que incomodam, mas é preciso se concentrar para seguir uma receita que ajuda na melhora.
“É muito importante hidratar bastante e agasalhar para manter o corpo aquecido. Além disso, é comer bastante fruta, principalmente as cítricas, repousar, evitar alimentos com condimentos e requentados. Nesses períodos, há baixa na imunidade e isso tudo agrava os sintomas”, explicou Ingrid Ramalho.
Ranking
Precipitação máxima no mês 02/2019 (em MM)
Nova Floresta 214,0
Jacaraú 197,3
João Pessoa 189,6
Congo 171,5
Rio Tinto 170,6
Alagoa Nova 167,5
Salgado de S. F. 149,3
Juru 144,5
Areia 143,5
Riachão 136,9