segunda, 21 de setembro de 2020

Cidades
Compartilhar:

Ceias de Natal saborosas e com gastos reduzidos

Lilian Moraes / 08 de dezembro de 2016
Foto: Divulgação
A Ceia de Natal é um dos momentos mais esperados das festas de fim de ano, onde reunimos nossos familiares e amigos numa linda mesa cheia de pratos gostosos e, muitas vezes, caros. No entanto, é possível fazer uma linda ceia gastando bem menos do que muita gente pensa. Aí, você pode perguntar: Como? Muito simples. De acordo com a cozinheira profissional Adriana Duarte da Silva, podemos “trocar” alguns ingredientes de pratos tradicionais, mantendo o mesmo espírito natalino.

“Não é preciso gastar muito para fazer uma ceia agradável e gostosa, basta usar a nossa criatividade natural na hora de preparar os pratos. Também podemos trocar certos ingredientes ou itens por outros mais em conta, tão bons quanto os originais e economizar bastante, sem fazer feio. O importante nessa hora é usar a criatividade e a alegria que nos embala nessa época”, disse.

Para Adriana, como o nosso Natal ocorre durante o Verão, onde as pessoas se preocupam mais com o corpo e procuram manter a boa forma física, devemos investir numa Ceia mais leve e saudável, sempre de olho no bem-estar dos convidados. E isso quer dizer investir nas frutas, de preferência as da estação, por serem mais baratas e fáceis de encontrar.

“Moramos numa região abençoada de frutas e ingredientes bons, que podem e devem ser usados tanto na tradicional Ceia de Natal como em outras festas e comemorações. Assim, podemos ter uma Ceia mais barata, mais leve e muito mais saudável e agradável. Uma boa opção é investir em frutas, secas ou naturais, que podem vir em saladas cruas, acompanhadas de folhas, ou ainda enfeitando os pratos e a própria mesa”, ensina.

Assim, fazer uma Ceia barata, saudável e gostosa, sem fugir da tradição, é muito mais fácil do que imaginamos. Adriana Duarte Silva destacou as saladas, o arroz, o peru, que pode ser substituído tranquilamente por um chester, um tender ou mesmo um saboroso frango assado para uma deliciosa Ceia de Natal.

Saladas cruas em alta

Um dos pratos mais tradicionais da Ceia de Natal, a salada vem em nova versão, crua ou servida como uma tábua de frios, com preferência para queijos brancos, menos gordurosos e mais saudáveis. A nutricionista Cláudia Oliveira explicou que podemos trocar a salada de maionese tradicional por uma muito mais leve, saborosa e com menos calorias, o que é perfeito para todos que não querem abusar nesse Natal e manter a boa forma para as férias de janeiro.

Elsa ensina uma receita infalível, que além de muito bonita, é leve e saudável. “Uma ótima pedida é fazer uma salada crua, com tomates-cerejas, azeitonas, uvas ou passas, melão, abacaxi, manga, morangos e se quiser, um pouco de kani, frango desfiado ou ainda presunto, que pode ser defumado ou não, dependendo de quanto à pessoa possa gastar. E para enfeitar, folhas de alfaces, lisas, crespas ou americanas, que deixam a salada mais bonita. Assim, você não gasta muito, já que estará usando frutas típicas e da estação”, disse.

Ela alertou ainda para o molho da salada, que fica muito mais saboroso se for usado iogurte natural ou com mel. “O molho como acompanhamento é importante e uma ótima dica é fazê-lo com iogurte e ervas-finas, que dão um toque requintado e elegante. Também há o molho cremoso, feito a base de maionese, de preferência light, creme de leite também light ou ainda o creme de soja e mostarda. O que não pode faltar é a criatividade na hora de arrumar a salada, para que ela fique linda e seja bem servida”, ensinou a professora de culinária.

Outra dica legal é fazer uma salada tipo tábua de frios, com muito queijo branco, presunto light ou mesmo mortadela defumada, mais em conta, e trocar as tradicionais e caras nozes e amêndoas por castanhas de caju, da estação.

Chester, tender ou frango assado

Item principal do cardápio tradicional da ceia de Natal, o peru pode pesar bastante no bolso de muitas pessoas. Mas, a boa notícia é que ele já não é o rei absoluto da Ceia e hoje é facilmente substituído por itens mais baratos e tão gostosos quanto ele, como o chester, tender ou ainda um saboroso e cheiroso frango assado, que hoje é um dos itens mais visados por quem não quer sair da tradição, mas precisa baratear a ceia.

“Sabemos que o cardápio tradicional pede um majestoso peru, mas ele não é mais um item obrigatório. Como ele pesa um pouco no bolso de algumas pessoas,  é possível trocá-lo pelo chester, que fica gostoso e suculento. O tender também é interessante, mas depende de cada pessoa. Mais barato e tão bom quanto esses três, o frango assado é a melhor opção e pode vir tanto inteiro quanto desfiado, enfeitado com frutas picadas e itens como castanhas de caju ou ainda amendoim”, ensina a especialista.

Farofa com banana e calabresa

Acompanhante preferida do peru e companhia, a farofa da Ceia de Natal também usa e abusa das frutas e inova ao misturar o adocicado das bananas com o salgado da lingüiça calabresa. “Fica bem gostosa e é uma receita fácil de fazer. A banana deve ser cortada em rodelas e frita na manteiga ou quem quiser, na própria gordura da lingüiça, assim como esta. Depois, é só refogar a cebola e juntar as duas, acrescentando a farinha de roça normal com a farinha de cream cracker, rodelinhas de azeitonas e um pouquinho de colorau para dar uma corzinha. A farinha de cream cracker deixa o prato mais saboroso”, ensina a  especialista.

Cardápio ideal (e em conta) para a Ceia de Natal



  • Um peru ou chester ou frango assado, de 4 a 5 quilos


  • Arroz natalino


  • Salada de frutas e folhas


  • Salada de frios


  • Farofa de banana e calabresa (ou ao seu gosto)


  • Bolo simples com cobertura de chantily e frutas


  • Mousse de manga ou maracujá




Receitas

Peru ao molho de laranja

Ingredientes:

- 1 peru de 4 quilos

Tempere com uma vinha dalhos feita com:

- 3 dentes de alho

- 1/2 xícara de salsa picada

- ervas a gosto

- sal e pimenta a gosto (não use sal se o peru for temperado)

- suco de 6 laranjas

- 1/2 garrafa de vinho branco

Para assar:

- 1 xícara de manteiga

- 1/2 xícara de salsa

Para o molho:

- 1 colher de sopa de farinha de trigo, dissolvida em

- 1/2 xícara de água

Modo de preparo:

Deixe o peru no tempero de véspera. Tire da vinha dalhos e coloque numa assadeira adequada ao tamanho da ave. Passe a vinha dalhos numa peneira, reserve o líquido e a parte sólida (temperos) . Misture, com um garfo, 1 xícara de manteiga ou margarina e os temperos sólidos nos quais o peru ficou de molho, acrescentando mais 1/2 xícara de salsa picada. Com uma faca de ponta, faça furos no peito do peru e introduza a manteiga temperada. Coloque na forma o líquido da vinha dalhos. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por umas 2 horas, até que esteja macio. Então, descubra e volte ao forno até que esteja dourado. Retire o peru, coloque a assadeira sobre uma boca do fogão e engrosse o molho que ficou do assado (desengordure, antes de engrossar), com amido de milho. Se quiser, acrescente mais vinho ou mais suco de laranja, dependendo de seu paladar. Se estiver salgado, junte mais água e engrosse com um pouco mais de farinha Decore o peru, sirva-o com o molho à parte.

Tender com ameixas

Ingredientes:

½ de xícara de molho de soja

¼ de xícara de óleo

2 colheres de sopa de mostarda

1 colher de sopa de gengibre fresco ralado

1 colher de sopa de geléia de pimenta

600 gramas de ameixas frescas sem caroços, cortada em gomos

3 dentes de alhos amassados

1 tender de 1,5 quilos

Para decorar:

Ameixas frescas em gomos ou galhos de ervas

Modo de preparo: Numa panela, coloque todos os ingredientes, exceto o tender e cozinhe em fogo médio, mexendo até as ameixas ficarem macias. Retire do fogo, deixe esfriar e bata o cozido no liquidificador até ficar uma pasta homogênea.

À parte, faça cortes paralelos em toda a extensão do Tender, sem separar as fatias. Logo após, aqueça o forno em temperatura média e ponha o Tender na assadeira. Banhe com metade do molho e leve ao forno por 40 minutos ou até que esteja dourado. Retire e sirva quente ou em temperatura ambiente com o restante do molho e decore com as ameixas em gomos.

Arroz com brócolis

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz

2 cebolas médias picadas

sal a gosto

4 colheres (sopa) de óleo

2 colheres (sopa) de manteiga

2 dentes de alho amassados

1 maço de brócolis limpo

Modo de Preparo: Em uma panela, doure a cebola e o alho em 2 colheres de sopa de óleo. Logo após, misture o brócolis e o sal e refogue por mais 2 minutos e reserve. Em outra panela, refogue o arroz no óleo restante por 3 minutos e acrescente 4 xícaras (chá) de água fervente, o sal, reduza o fogo e cozinhe com a panela parcialmente tampada por 20 minutos, ou até o arroz ficar quase cozido. Junte o refogado de espinafre, misture bem, tampe a panela e cozinhe por mais 3 minutos, ou até a água secar. Unte uma fôrma de anel com a manteiga e coloque o arroz para dar o formato de pudim. A seguir, desenforme em um prato grande. Se preferir, decore com folhas de coentro ou salsa.

Salada colorida

Ingredientes:

- meia xícara (chá) de grão-de-bico

- 3 colheres (chá) de sal

- 1 cenoura média

- 1 beterraba

- meio pé de alface pequeno

- 1 pote de Iogurte desnatado ao natural

- 1 colher (sopa) de hortelã fresca

- meia colher (chá) de pimenta síria ou pimenta do reino

- 1 colher (chá) de azeite

Modo de preparar: Coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão com duas colheres (chá) de sal dissolvidas em cerca de dois litros de água. Leve ao fogo e deixe-o cozinhar por cerca de 10 minutos após o início da fervura. Enquanto o grão-de-bico cozinha, rale e reserve separadamente a cenoura e a beterraba. Lave as folhas de alface, corte-as em tiras e reserve. Bata em um liquidificador, o iogurte, a hortelã, a pimenta síria, o azeite e uma colher (chá) de sal. Em uma saladeira arrume em camadas, a alface, a cenoura, a beterraba e o grão-de-bico. No momento de servir, coloque o molho de Iogurte sobre a salada ou sirva-o em uma molheira.

Farofa de banana com calabresa

Ingredientes:

3 bananas-da-terra médias em rodelas

250 gramas de lingüiça calabresa

3 colheres de sopa de manteiga

1 cebola média ralada ou picada em pedaços pequenos

1 colher de sopa de alho amassado

2 xícaras de chá de salsinha picada finamente

2 xícaras de chá de farinha de mandioca crua

2 xícaras de chá de farinha de cream cracker

Temperos a gosto

 Modo de Preparo:

As bananas devem ser cortadas em rodelas e fritas na manteiga ou se quiser, na própria gordura da linguiça. A linguiça também deve ser cortada em rodelas e fritas na própria gordura, até dourar. Depois, acrescente a cebola e juntar as duas, acrescentando a farinha de roça normal com a farinha de cream cracker, rodelinhas de azeitonas e um pouquinho de colorau para dar uma corzinha. A farinha de cream cracker é fácil de fazer, basta passar um pacotinho do biscoito no processador, até ficar bem fininha.

Sobremesas

Mousse de manga

Ingredientes:

4 colheres (chá) de gelatina em pó incolor e sem sabor

1 caixinha (395 g) de leite condensado

1 caixinha (200 g) de creme de leite

300 mililitros de suco concentrado de manga

4 colheres de sopa de água

Modo de Preparo: Coloque numa tigela refratária a gelatina e 4 colheres de sopa de água. Deixe hidratar por 4 minutos. Em seguida, leve ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos ou até a gelatina dissolver, depois, retire do fogo e transfira para o liquidificador. Adicione o leite condensado, o creme de leite e suco de manga e bata por 2 minutos ou até obter um creme homogêneo. Distribua em taças e leve à geladeira por 4 horas, até ficarem firmes. No momento de servir, decore com tiras de manga.

Doce de Caju

Ingredientes:

32 cajus médios

2 xícaras (chá) de açúcar

2 pedaços pequenos de canela em pau

5 cravos-da-índia

Modo de Preparo: Lave os cajus e coloque-os em uma tigela, sem retirar as castanhas. Com um palito ou um espeto fino, fure o caju em toda a sua extensão. Faça cerca de 15 furos em cada caju e transfira-os para uma panela. Junte o açúcar, a canela e os cravos. Tampe a panela e leve ao fogo bem baixo. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando com muito cuidado, até os cajus ficarem macios e a calda levemente encorpada. Retire do fogo, deixe esfriar e coloque em uma compoteira. Se preferir, sirva com creme de leite.

 

 

Relacionadas