quarta, 25 de novembro de 2020

Cidades
Compartilhar:

Caos no entorno das escolas: muitos carros e pouco espaço causam confusão

Ana Daniela Aragão / 24 de fevereiro de 2016
Foto: Rafael Passos
Uma extensa fila de carros e vans escolares, barulho, crianças e adolescentes por todos os lados. Esse é o cenário próximo à Praça da Independência, na área central da cidade, mas poderia ser em qualquer outro ponto da cidade onde há fluxo de trânsito por causa do embarque e desembarque de estudantes. O caos reina e não há solução de engenharia possível para a área, porque não há disponibilidade de terrenos para forçar as escolas a terem acessos exclusivos.

Laura Emília Araújo é diretora de uma dessas escolas e afirmou que há pais mais cautelosos e outros que burlam o trânsito. “Muitas vezes eles nem descem do carro como forma de saírem mais rápido. Já alguns motoristas param de qualquer jeito próximo a escola, o que causa uma confusão. Muitos pais também ligam antes para os filhos para já irem se preparando”, disse.

Em outro colégio, dois porteiros trabalham liberando a catraca e também anunciam o nome dos alunos quando os pais chegam. A professora Conceição Melo estava buscando a sua neta e contou que também faz o esquema de ligar antes para já deixar a criança avisada. Questionada sobre como a mobilidade poderia mudar no local, ela lamentou não ver uma solução. “O espaço é muito pequeno nas redondezas da escola, então não vejo como fazer uma ampliação ou algo do tipo. Acredito que o binário piorou a situação. Eu tenho que estacionar longe do colégio para justamente não parar o trânsito. É um sufoco”, contou.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas