segunda, 08 de março de 2021

Campina Grande
Compartilhar:

Repentistas duelam no tradicional Desafio Estado contra Estado

Fernanda Figueiredo / 17 de novembro de 2015
Foto: Chico Martins
Campina Grande irá sediar, no próximo sábado o IX Desafio Estado contra Estado, um festival que reúne 12 violeiros de seis estados do Nordeste na disputa pelo prêmio de melhor repentista. O evento, que terá início às 20h no Teatro Municipal Severino Cabral, conta com um novo formato: o julgamento da performance individual de cada poeta e não da dupla, como costumeiramente é feito.

Os repentistas a se apresentar serão Rogério Meneses e Gilmar de Oliveira (PB); Sebastião Dias e Zé Cardoso (RN); Edvaldo Zuzu e Luciano Leonel (PE); Paulo Pereira e Genaldo Pereira (CE); Viturino Bezerra e Antônio Raimundo (PI); Vem Vem e Rafael Neto (SE). A comissão julgadora é composta também por repentistas: Tião Lima, Aldacir de França, Miro Pereira, José Carlos do Pajeú, Jorge Macedo e Erasmo Ferreira. Na primeira etapa, a comissão tem de emitir sua avaliação e escolher, por ordem, os quatro primeiros colocados.

Durante entrevista coletiva realizada na manhã de ontem o também poeta Iponax Vila Nova, organizador do festival, que é promovido pelo Clube do Repente, falou das etapas. “Há uma primeira etapa na qual todos os competidores cantam. Neste momento, serão sorteados temas para sextilha e enviado um mote em sete sílabas para ser glosado. Nesta fase, dos dez repentistas que se apresentam, apenas quatro se classificam. Na sequência, acontece a segunda etapa. O primeiro colocado enfrenta o quarto, o segundo compete contra o terceiro. Deste duelo, classificam-se dois para a finalíssima”, explicou.

Confira a matéria completa no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas