quinta, 21 de janeiro de 2021

Cidades
Compartilhar:

Artista plástico da Paraíba estava no centro do terror no ataque de 11 de setembro

Aline martins / 11 de setembro de 2015
Foto: Arquivo
 

Um dia para nunca esquecer. O 11 de setembro de 2001, data do ataque aéreo às ‘torres gêmeas’ (World Trade Center), em Nova York, Estados Unidos, está gravado na memória do mundo e mais ainda de quem vivenciou de perto o terror. O artista plástico, Clóvis Dias Júnior, estava lá. Ele faria uma exposição dois dias após o fatídico 11/09, numa galeria no Soho, a 1.300 metros das torres, mas o local, bem como  metade da ilha de Manhattan, ficou fechada por uma semana.

Na hora do ataque, o artista plástico estava num trem a caminho da galeria para fazer a montagem. Quando desembarcou na cidade, se deparou com um tumulto, que ninguém explicava. “Na hora eu estava relativamente perto. Quando vi pessoas correndo, carros de polícia... achei que estavam fazendo um filme policial naquela área. Só depois foi caindo a ficha”, relatou.

Pela TV. As pessoas que estavam na rua foram orientadas a recuarem, voltarem para suas casas. Assim ele fez e acompanhou tudo pela televisão. Clóvis Junior disse que ficou tranquilo o tempo todo porque o nervosismo não o ajudaria. No entanto, quando ouviu nos noticiários que estrangeiros estavam impedidos de sair do País, ficou em pânico, pois não sabia se poderia voltar para casa, por conta da segurança e dos voos cancelados.

“Depois do que aconteceu, a segurança no País aumentou muito. Claro que não evita que algo possa acontecer de novo. Mas se brincar, andar por lá é mais seguro do que andar na maioria dos lugares aqui no Brasil”, frisou.

Trauma coletivo. Segundo a presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP) da Paraíba, Ana Sandra Fernandes, toda situação traumática, tende a marcar as pessoas, principalmente quando essa situação tem uma proporção ampliada, comoção nacional, como o ataque às ‘torres gêmeas’, que se tornou um fenômeno coletivo de um trauma.

Leia mais no  Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas