sábado, 16 de novembro de 2019
Água
Compartilhar:

Nove municípios paraibanos têm fim do racionamento de água

Assessoria / 08 de maio de 2018
Foto: Reprodução
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), por meio da Gerência Regional do Brejo, anunciou o fim do racionamento de água em nove municípios desde essa segunda-feira (7). A medida foi tomada após cálculos feitos dos volumes dos mananciais e a constatação que já é possível abastecer de forma ininterrupta os municípios.

O gerente do Regional do Brejo, Edson Almeida, que coordenou a reunião na qual a decisão foi tomada, explicou que o racionamento nesses municípios foi iniciado em 2015 e, desde então, a distribuição de água estava obedecendo um calendário definido pela Cagepa, em razão de recarga insuficiente. Agora nos primeiros meses de 2018, os níveis dos mananciais melhoraram consideravelmente, o que permitiu encerrar o racionamento.

“Essa notícia do fim do racionamento nesses municípios é muito positiva para a Cagepa e principalmente para os moradores, que, ao longo de vários anos, vêm sofrendo com a estiagem prolongada e, consequentemente, com problemas de intermitência no abastecimento. Nós decidimos, em comum acordo com a diretoria da Companhia, abastecer de maneira ininterrupta esses oito municípios e esperamos continuar operando sem a necessidade de racionar”, disse.

Mesmo com o fim do racionamento, Edson alertou que a Cagepa estará monitorando o comportamento das barragens e conclamou aos usuários que mantenham consumindo água de forma racional e não desperdicem. “As previsões da meteorologia indicam que teremos mais chuvas nos próximos meses e estaremos monitorando o comportamento de nossos mananciais. O fim do racionamento não significa dizer que agora a população vai gastar água à vontade. É importante que cada um faça o uso consciente e racional da água, que procure não desperdiçar”, alertou o gerente.

Relacionadas