sexta, 26 de fevereiro de 2021

Água
Compartilhar:

Barragem de Gramame/Mamuaba sangra após chuvas do último fim de semana

Ainoã Geminiano e Aline Martins / 28 de junho de 2017
Foto: RAFAEL PASSOS
As chuvas que atingiram a Grande João Pessoa no último final de semana fizeram sangrar a barragem Gramame/Mamuaba, principal reserva de abastecimento da Região Metropolitana da Capital. Entre os dias 23 e 27, o reservatório recebeu 785 milhões de litros de água e atingiu 100 de sua capacidade, ativando o sangrador principal. O sangramento começou ainda na última segunda-feira e tende a se intensificar, com a previsão de chuva para os próximos dias. Gramame/Mamuaba está próximo de Alhandra, que recebeu o maior volume de chuvas do Estado, do dia 1º deste mês até essa terça-feira (27).

A cheia do reservatório foi acelerada com a concentração das últimas chuvas, no Litoral. Segundo a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), a previsão para os próximos dias é de chuva moderada na região Litorânea.

A outra barragem que abastece a Capital, o reservatório de Marés, teve movimento inverso de Gramame/Mamuaba, perdendo volume. Ontem, Marés estava com 83,14% da capacidade.

Relacionadas