segunda, 18 de janeiro de 2021

Água
Compartilhar:

Esperança: Águas da Transposição do Rio São Francisco estão a 3 Km do açude Epitácio Pessoa

Renata Fabrício / 18 de abril de 2017
Foto: Assessoria do senador Cássio Cunha Lima
O trajeto que o rio Paraíba percorreu ontem foi menor do que o registrado no dia anterior. Até às 11h as águas da Transposição do Rio São Francisco avançaram apenas 1 quilômetro, quase 500 metros a menos do que no dia anterior. As águas começaram saindo de Monteiro percorrendo cerca de 12 quilômetros por dia, segundo o Ministério da Integração Nacional.

Ao longo do caminho, o trajeto foi ficando mais lento e a água passou a percorrer 4 quilômetros por dia, mas desde a semana passada, o rio vem avançando bem mais devagar. Até a lâmina do açude de Boqueirão, no Mirador, faltam ainda cerca de 3 quilômetros. Ontem pela manhã a água estava no Sítio Estreito, no distrito Floresta, em Barra de São Miguel, mas ao fim da tarde a água já havia avançado para o Sítio Pasmado, zona rural de Boqueirão.

De acordo com o engenheiro agrônomo Isnaldo Cândido,. “No monitoramento que fizemos das 11h de domingo até 11h de segunda-feira a água percorreu 1 quilômetro, faltando ainda 3 quilômetros até chegar ao espelho d’água do açude. A água está em um percurso ainda pequeno, pois o rio tem uma largura entre 80 e 100 metros, muitos poços no trajeto e vegetação às margens”, explicou.

É tanto capim seco pelo leito do rio, que os próprios moradores improvisaram uma “limpeza” às margens do rio. Parte da vegetação foi queimada, na tentativa de acelerar o trajeto da água. Para o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), João Fernandes, as queimadas não ocasionam tanto impacto assim. “Havia muito capim no leito do rio, que é normal quando seca o rio ele continuar úmido. Para facilitar, porque a experiência do povo é impressionante, os moradores mesmos queimaram essa vegetação. Mas isso é pouco significativo. Isso é somente o povo tentando ajudar”, disse.

Sobre o prazo para o encontro das águas do Rio Paraíba com a lâmina de Boqueirão, a Aesa informou que completou ontem o 37º dia de um cronograma estimado para 45 dias.

Relacionadas