quarta, 17 de outubro de 2018
Água
Compartilhar:

Água do Açude de Boqueirão é liberada para Acauã

Ainoã Geminiano / 23 de março de 2018
Foto: REPRODUÇÃO/INTERNET
Após atingir 16,6% de sua capacidade, com 68,3 milhões de metros cúbicos de água, o açude Epitácio Pessoa, que fica no município de Boqueirão, começou nessa quinta-feira (22) a fornecer água para a barragem de Acauã, que abastece o município de Itatuba, no Agreste paraibano, onde está localizada, além de outras 13 cidades. As compotas de Boqueirão foram abertas ontem às 15h30, com a finalidade de enviar 4,8 milhões de metros cúbicos para Acauã.

Segundo o coordenador do Departamento Estadual de Obras Contra a Seca (Dnocs), Alberto Gomes, os testes com sistema automático de abertura de comportas estavam previsto para terminar no sábado, mas foram antecipados e o sistema já está apto para funcionar.

"A água sai de Boqueirão, ganha o leito do Rio Paraíba, até entrar na bacia da barragem de Camará. Dependendo das condições do rio, a previsão é que essa água comece a chegar em Camará no dia 28. Quando completar os 4,8 milhões de metros cúbicos autorizados, vamos fechar as comportas até que haja outra autorização da ANA", disse.

Segurança garantida. Por outro lado, Alberto lembrou que a nova retirada de água de Boqueirão, não ameaça a segurança hídrica do manancial. O coordenador lembrou a existência de uma programação de suspensão da transposição do Rio São Francisco, a partir do próximo dia 2, pelo período de 120 dias, para concretagem em dois canais do sistema de transposição.

"Pelos cálculos, mesmo que não chova e considerando todas as retiradas de água que são feitas, Boqueirão ainda teria 36 milhões de metros cúbicos, ao final dos 120 dias", acrescentou.

Relacionadas