sexta, 23 de abril de 2021

Cidades
Compartilhar:

Pontes do bairro São José colocam pedestres e motociclistas em risco

Beto Pessoa / 08 de novembro de 2017
Foto: Assuero Lima
Os mais de 7 mil moradores do bairro São José, em João Pessoa, têm enfrentado um problema que coloca em risco o estado físico tanto de pedestres quanto condutores de motocicleta: a manutenção de duas das três pontes que cruzam o bairro.

Os equipamentos estão deteriorados e os acidentes têm sido corriqueiros. Foi o que aconteceu com Maria Aparecida Firmino, 40 anos. Mês passado ela pisou em uma das partes enferrujadas da ponte, ficando com o pé preso na estrutura de ferro. “Às vezes passamos de encontro com moto. Trafego aqui todos os dias, para ir para escola, uma vez meu pé entrou num desses buracos da ponte e quase o quebro”, disse. A aposentada Maria Januário da Silva, 72 anos, também tem medo de andar sobre as pontes, mas não tem alternativa, já que os equipamentos são os únicos que permitem o acesso de um lado a outro do rio Jaguaribe.

O presidente da Associação Unificada dos Moradores do Bairro São José, Paulo Batista, esteve, na manhã desta terça-feira (7), em reunião com o secretário de infraestrutura de João Pessoa, Cássio Andrade, discutindo possíveis intervenções nas pontes. “Queremos evitar acidentes, porque o material já está bem deteriorado. As pontes são de ferro, quando tem muita chuva o rio enche e enferruja a ponte. O secretário garantiu que a Defesa Civil vai fazer o mapeamento da região e irá abrir licitação para reconstruirmos a ponte”, disse. A associação cobra que os novos equipamentos sejam feitos em concreto e que a nova travessia seja elevada, para não ficar submersa nos dias de cheia do rio Jaguaribe.

Reunião

Na tarde de desta terça-feira (7), um grupo de moradores do São José participaram de uma reunião com o secretário de infraestrutura da capital, Cássio Andrade. O secretário informou que na manhã de desta quarta-feira (7), haverá uma reunião sentre a Seinfra, Defesa Civil e os moradores, para determinar a real situação das pontes e determinar que providências serão tomadas. Na semana passada, equipes da Seinfra e da Defesa Civil municipal realizaram servi- ços de limpeza e zeladoria no Bairro São José, com a retirada de lixo do Rio Jaguaribe, capinação, desobstrução e recuperação de galerias. Recentemente, a Prefeitura autorizou uma obra de urbanização no bairro.

Relacionadas