sábado, 20 de julho de 2019
Carnaval
Compartilhar:

São as muriçocas, abram alas que elas vão voar

Lucilene Meireles / 22 de fevereiro de 2017
Foto: Arquivo
“São as Muriçocas. Abram alas que elas vão voar, espalhando alegria de Tambaú ao Rio Sanhauá”. A quarta-feira de Fogo chegou e, com ela, milhares de foliões se preparam para participarem do maior bloco de arrasto pré-carnavalesco do mundo: as Muriçocas do Miramar, que pretendem puxar entre 350 mil e 400 mil pessoas.

Com 30 anos de avenida, o bloco nasceu junto com o Folia de Rua, e mantém a tradição de arrastar uma multidão pela Via Folia até a praia de Tambaú, ao som de potentes trios elétricos comandados por artistas locais consagrados como o Mestre Fuba, autor do Hino das Muriçocas, Os Gonzagas e o DJ Gil Bala.

O vice-presidente das Muriçocas, Zé Netto, disse que a expectativa é de que as pessoas adotem o bloco como ‘do coração’. “Elas já têm um sentimento de pertencimento. Vão fantasiadas, com a mesma alegria. A grande atração é mesmo o folião, que abraça o bloco na tradicional Quarta-feira de Fogo anunciando a chegada do carnaval do Brasil”, observou.

Na avenida e na concentração, serão pelo menos oito trios elétricos para fazer o público tirar o pé do chão. E um dos destaques do desfile das Muriçocas é que não há cordão de isolamento. Em relação às atrações musicais, Zé Netto avisou que vai para a avenida acompanhado por Fuba, que também é um dos fundadores do bloco. Já na concentração, na Praça das Muriçocas, os ‘Malandros do Morro’ ficam responsáveis pela animação.

A alegria de quem vai.Quem já foi no desfile das Muriçocas sabe que será uma experiência inesquecível pela animação, pelas atrações e pelas boas lembranças que ficam da festa. É o caso da estudante de Direito, Alice Carvalho. “O que mais me atrai é a alegria das pessoas e a diversidade dos trios que trazem não só frevo, mas também marchinhas, samba e axé. É muito legal ver uma das maiores avenidas da cidade completamente voltada para os foliões, tão bonita e cheia de brilho e festa”, completou.

Pira na Folia. Hoje também é dia do ‘Pira na Folia’, bloco criado em 2007 por um grupo de estudantes, profissionais liberais, comerciantes e psicólogos. A concentração será em Miramar, na esquina de acesso ao Clube Cabo Branco, às 19h.

Esquema de trânsito. Quem vai de carro ou de ônibus para o desfile das Muriçocas deve ficar atento ao esquema de trânsito elaborado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). As ações começaram ontem, quando batedores em motocicletas conduziram o comboio de trios elétricos até a Avenida Epitácio Pessoa. Os agentes estarão em pontos fixos e viaturas para monitorar a Via Folia e o entorno da Praça Tito Silva, realizando os bloqueios necessários à segurança dos pedestres. Serão bloqueios gradativos, feitos nos trechos onde os foliões forem passando e, em seguida, liberados.

O entorno da concentração do bloco será bloqueado para veículos a partir das 17h, incluindo a Rua Tito Silva, Praça das Muriçocas e Avenida Epitácio Pessoa (Centro-praia). Os carros que vêm do Castelo Branco serão desviados pelas ruas Dr. Hermance Paiva e Padre Ayres, próximo à Praça das Muriçocas. Entre 18h e 19h, a Avenida Epitácio Pessoa (praia-Centro), entre as ruas Giácomo Porto e João Domingos, também será bloqueada. Com o aumento do fluxo de foliões, o bloqueio da avenida se estenderá até a Paulino Pinto (ao lado do Mc Donalds), nos dois sentidos. O penúltimo bloqueio será a interdição total da Epitácio Pessoa, sendo permitido apenas o cruzamento pela Av. Professora Maria Sales (Tambaú/Cabo Branco) e Avenida Marcionila da Conceição (Cabo Branco/Tambaú). O último será por volta das 21h, com o início do deslocamento do bloco, isolando totalmente a Via Folia, inclusive os cruzamentos.

Relacionadas