quarta, 20 de janeiro de 2021

Carnaval
Compartilhar:

Muriçocas voam pela Epitácio Pessoa nesta quarta

Aline Martins / 07 de fevereiro de 2018
Foto: Nalva Figueiredo
O dia mais esperado das prévias carnavalescas de João Pessoa chegou. É ‘Quarta-feira de Fogo’. O zum zum zum vai invadir a Via Folia, parte da Avenida Epitácio Pessoa, na noite desta quarta-feira (7) com o desfile do bloco Muriçocas do Miramar, que nesta edição homenageia Antônio Barros e Cecéu. Antes, o bloco Pira na Folia, que terá concentração ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Miramar, passará na avenida.

No entanto, para preparar essa festa serão necessárias algumas modificações, principalmente no trânsito. Os motoristas que trafegam pelo entorno da concentração devem ficar atentos, pois o bloqueio começo logo cedo, às 7h. Outro diferencial deste ano será o policiamento reforçado tanto durante o desfile quanto no término em alguns pontos e no Terminal de Integração para evitar vandalismo.

O primeiro trio elétrico a desfilar é o do presidente do Muriçocas do Miramar, Flávio Eduardo, ou como é mais conhecido, mestre Fuba. Ele levará os homenageados e a filha do casal, a cantora Mayra Barros.

Este ano, o estandarte está sendo elaborado pela artista Karina Oliveira, que só será mostrado na hora do desfile. “O grande diferencial deste ano é que estamos homenageando pessoas da nossa terra, que são a cara do São João. Não existe São João sem pelo menos 10 músicas de Antônio Barros e Cecéu. E a homenagem deles é em vida”, explicou Fuba.

O Muriçocas do Miramar surgiu de uma brincadeira. “A cidade ficava vazia na semana de Carnaval. Decidimos fazer uma brincadeira na quarta-feira antes do Carnaval. Coloquei o nome de quarta-feira de Fogo, já que a outra era de Cinzas. Saímos no primeiro ano com 40 pessoas. Depois no ano seguinte fizemos camisetas e deu certo até hoje”, contou.

Policiamento reforçado

De acordo com o comandante do Policiamento regional Metropolitano de João Pessoa, coronel Lívio Delgado, o efetivo de segurança da Polícia Militar somado com os demais órgãos operativos (Semob, Guarda Municipal, Polícia Civil) ultrapassa mil homens. Além disso, lembrou que irá reforçar também o policiamento na saída dos foliões para casa.

“Estaremos em algumas paradas de ônibus da Avenida Epitácio Pessoa e também na Integração do Varadouro para garantir a segurança após o término da festa”, ressaltou, destacando que reforçará esse trabalho para evitar situações como as que ocorreram no término das Virgens da Tambaú no último domingo como a depredação de 20 ônibus.

Na PMJP

Por conta do desfile, amanhã, o expediente das repartições municipais de João Pessoa será alterado. As repartições municipais só iniciarão o expediente após o meio-dia. Já durante o Carnaval, nos dias 12 e 13 de fevereiro o ponto será facultativo nas repartições municipais.

Trânsito modificado

A partir das 7h desta quarta-feira (7) todo o entorno da concentração será bloqueado para o tráfego de veículos: Rua Tito Silva, Praça das Muriçocas e Avenida Epitácio Pessoa (sentido Centro-praia) onde estarão estacionados os trios elétricos. Os carros que vêm do Castelo Branco serão desviados pelas ruas Dr. Hermance Paiva e Padre Ayres, próximo à Praça das Muriçocas. Entre 18h e 19h, a Epitácio Pessoa (sentido praia-Centro), entre as ruas Giácomo Porto e João Domingos, também será bloqueada. Com o aumento do fluxo de foliões, o bloqueio da Epitácio Pessoa se estenderá até a Avenida Paulino Pinto (ao lado do Mc Donalds), nos dois sentidos.

O penúltimo estágio do bloqueio será a interdição total da Epitácio Pessoa, sendo permitido apenas o seu cruzamento pelas avenidas Professora Maria Sales (sentido Tambaú/Cabo Branco) e Marcionila da Conceição (sentido Cabo Branco/Tambaú). Com o início do deslocamento do bloco, previsto para 21h, vai ser feito o último estágio de bloqueio, que ocorrerá com o isolamento total de toda a Via Folia, incluindo os cruzamentos. A Rua Angelina Baltar (Rua do Capim) será bloqueada para o tráfego de veículos, servindo de estacionamento de viaturas.

Ônibus também

A partir das 17h, com o início da concentração dos blocos, as linhas que trafegam no sentido Castelo Branco/Epitácio (bairro/Centro) seguirão pela Presidente Castelo Branco, Rua Tito Silva, Miguel Lisboa, Domingos Mororó, Avenida Beira-Rio, Maria Caetano F. Lima, até a Epitácio Pessoa.

No sentido Centro/bairro com destino ao Castelo Branco e bairros da Zona Sul, os ônibus circularão pelas ruas João Domingos, Geraldo Mariz, Tito Silva, seguindo itinerário normal. A linha 507 (Cabo Branco), dependendo do horário, terão seus desvios feitos pela Avenida Rui Carneiro, Professora Maria Sales, Juiz Amaro Bezerra, Cairu e Avenida Cabo Branco (antes do bloqueio total da Epitácio com a saída dos blocos) e Wandick Filgueiras (após o bloqueio total da Epitácio) para acessar a Beira Rio em direção ao Cabo Branco.

As linhas para Tambaú, sentido Centro/bairro, farão o itinerário pela Rui Carneiro, Avenida Nego e Nossa Senhora dos Navegantes.

Após a festa, o ponto de parada de ônibus da Avenida Epitácio Pessoa com a Rua Professora Maria Sales será desativado, temporariamente. Os passageiros deverão se deslocar para o cruzamento da mesma rua com a Helena Meira Lima. Já os usuários que vão para o Cabo Branco poderão embarcar na Avenida Marcionila da Conceição.

Relacionadas