terça, 13 de novembro de 2018
Carnaval
Compartilhar:

Folia de Rua tem ‘25 Bichos’ e ‘Acorde Miramar’ nesta terça-feira; veja programação

Aline Martins e Ainoã Geminiano / 06 de fevereiro de 2018
Foto: RAFAEL PASSOS
O frevo e a alegria vão tomar conta dos foliões em quatro bairros de João Pessoa durante o desfile nesta terça-feira (6) dos blocos filiados à Associação Folia de Rua. A festa começa no período da tarde com Portadores da Folia, que se concentra na Avenida Cabo Branco, a partir das 15h. Este ano, o bloco leva para a avenida o tema é ‘Frevo, diversidade e alegria’. Também estão na programação os blocos 25 Bichos e Jacaré do Castelo Branco. Para fechar a noite, o Acorde Miramar desfila um minuto antes da meia-noite, pelas ruas do Miramar anunciando a chegada da ‘Quarta-feira de Fogo’, dia em que desfila um dos blocos de maior arrasto do Folia de Rua – o Muriçocas do Miramar.

Com 25 anos de história, o primeiro bloco a desfilar hoje é Portadores da Folia, que é organização pela Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad), mas que é aberto a todas as pessoas que queiram participar.

A saída está prevista para as 16h com direção ao Largo da Gameleira, em Tambaú e término às 19h. Ao mesmo tempo em que mostra a alegria do Carnaval, o bloco ressalta os direitos da pessoa com deficiência. “É um momento que eles têm de poderem brincar o Carnaval, mas trabalhando a autoestima, diversidade e inclusão social”, disse o coordenador do Núcleo de Vivência em Artes da Funad, Juliano Almeida.

Já no Castelo Branco, desfila o bloco do Jacaré. Segundo o presidente Tony Fernandes, vai ter orquestra de frevo e a apresentação do cantor Jadir Camargo. Logo após, os foliões saem por algumas ruas do bairro. A concentração é na praça perto da igreja Católica da comunidade São Rafael.

O bloco surgiu há 21 anos após um protesto dos moradores do bairro por conta da falta de pavimentação. “Havia muitas ruas esburacadas e saímos em protesto. O nome do bloco era Unidos do Castelo, mas depois mudamos porque o pessoal não tinha nada de unido. Então mudamos para Jacaré porque nossa ideia era ter uma limpeza do Rio Jaguaribe, mas existia muita resistência das pessoas e das comunidades São Rafael, principalmente aqueles que cuidavam de porcos. Não foi muito para frente, mas nós continuamos com o bloco”, afirmou.

Para animar os foliões do Acorde Miramar, a concentração acontece na Praça das Muriçocas, a partir das 21h. Este ano, o bloco comemora 26 anos de história.

A organizadora do bloco Marília Maia comentou que a saída ocorrerá às 23h59, em estilo serenata pelas ruas. Além disso, o público será animado por orquestra de frevo e Maracatu Pé de Elefante antes do desfile.

Folia de Rua/ Confira a programação

▶ Bloco Portadores da Folia

Concentração: Empadinhas Barnabé, Av. Cabo Branco

Horário: 15h

Atrações: Banda Acredite e Orquestra de Frevo

▶ Bloco do Jacaré do Castelo Branco

Concentração: Praça Nossa Senhora da Paz

Horário: 18h

Atrações: Jadir Camargo

▶ Bloco 25 Bichos

Concentração: Avenida Floriano Peixoto, Jaguaribe

Horário: 19h

Atrações: Orquestra de Frevo

▶ Bloco Acorde Miramar

Concentração: Praça das Muriçocas

Horário: 21h

Atrações: Orquestra de Frevo e Maracatu Pé de Elefante

Relacionadas