quarta, 19 de dezembro de 2018
Campina Grande
Compartilhar:

Vandalismo: Tropeiro de Campina Grande tem mão destruída

Wênia Bandeira / 25 de setembro de 2018
Foto: Chico Martins
Os Tropeiros da Borborema, um dos mais importantes monumentos históricos de Campina Grande foi depredado durante o fim de semana. A ação de vândalos mostrou que outros pontos estão precisando de cuidados pela cidade. A Secretaria de Cultura diz que já solicitou a segurança da Guarda Municipal, que informou que estar com todos os guardas dispostos no Complexo Habitacional Aluízio Campos. “É uma falta de respeito ao que nós temos, mas isso demonstra que nos falta segurança. Até os Tropeiros sofreram com a falta de segurança, o nosso patrimônio histórico está sendo destruído pelos vândalos”, falou o motorista Ademir Bonifácio, que passa todos os dias pelo lugar.

As três estátuas colocadas as margens do Açude Velho há 53 anos, foram atacadas durante a madrugada da última sexta-feira. O braço de uma delas foi arrancado e a Prefeitura ainda não tem suspeitos.

O secretário municipal, Joia Germano, afirmou que encaminhou equipe para averiguar a situação e serão levados profissionais para fazer um levantamento do valor a ser destinado à recuperação. Ele declarou que não obteve resposta para garantir a segurança dos monumentos. “A gente já pediu a Guarda Municipal, mas ainda não fomos atendidos. Isso voltará a ser cobrado, desta vez do prefeito Romero Rodrigues. No entanto, é preciso dizer que tem que ter planejamento da população para fazer esta segurança porque quem sai perdendo mais é a população”, falou o secretário.

Além dos Tropeiros, o obelisco do Açude Novo também vem sofrendo com a ação criminosa. O lugar está todo pinchado e Joia Germano disse que não há planejamento para recuperação do local.

A reportagem tentou contato com o secretário de Planejamento, Alexandre Manoel Araújo, mas até o fechamento desta matéria seu telefone se manteve desligado. O coordenador da Guarda Municipal, Rodolfo Emanuel, explicou que todo o efetivo está destinado ao Aluízio Campos.

Relacionadas