quinta, 24 de janeiro de 2019
Campina Grande
Compartilhar:

Alunos participam de seletiva para competição mundial de tecnologia

Renata Fabrício / 31 de julho de 2018
Foto: Antônio Ronaldo
Quatro estudantes de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e de São Paulo participam até quinta-feira da seletiva para a World Skills, considerada a maior competição de educação profissional do mundo. O evento acontece a cada dois anos em um país diferente. No ano passado aconteceu nos Emirados Árabes e nesta fase que acontece no Senai Stenio Lopes, em Campina Grande, será definido o primeiro lugar que participará da edição 2019, na Rússia. O Senai de Campina Grande é palco desse desafio justamente por ser um dos mais bem equipados do Brasil para processos de modelagem de protótipos.

Desde domingo, os competidores enfrentam desafios e testam diferentes protótipos com o objetivo de explorar alternativas para os novos produtos. Jucélia e Rubens Marcelo Shoze vieram de São José dos Pinhais, no Paraná, acompanhar o filho Renan Shoze, um dos competidores. Para eles, existe uma grande expectativa de voltar para casa com um bom desempenho, já que Renan está entre os quatro melhores da categoria modelagem de protótipo.

De acordo com Janildo Sales, gerente executivo de Educação Profissional do Senai Paraíba, são várias as áreas do conhecimento que podem impulsionadas a partir dos desafios. A competição além de estimular os estudantes do Senai ao desenvolvimento e melhoramento de suas habilidades, também é positiva para a indústria e para os futuros profissionais da indústria.

“Os protótipos são modelados para o desenvolvimento dos processos, onde é possível avaliar a aceitação do público, fazer testes funcionais ou de fabricação, estudo de custos, estudos volumétricos, entre outros. Protótipo é o termo usado para se referir ao que foi criado pela primeira vez, servindo de modelo ou molde para futuras produções”, explicou.

Na sexta-feira (3) será conhecido o primeiro lugar da competição.

Relacionadas