quarta, 03 de março de 2021

Campina Grande
Compartilhar:

Abertura do maior São João do mundo terá show de fogos de artifício sincronizado

Fernanda Figueirêdo / 02 de junho de 2017
Foto: Emanuel Tadeu
A abertura do Maior São João do Mundo acontece na noite desta sexta-feira (2), em Campina Grande, com um show pirotécnico ao som da música ‘Olha pra o céu meu amor’, que terá seu ritmo sincronizado com o som e as cores dos fogos de artifício. Em seguida, a programação prosseguirá com os shows de Os Três do Nordeste, César Menotti e Fabiano, Jonas Esticado e Andrezza Formiga.

Deixe seu comentário no fim da matéria.

Este ano, o show de sons e cores no céu da Rainha da Borborema acontecerá ás 22h e será de responsabilidade da empresa Campina Fogos, que promete inovar com produtos pirotécnicos harmonizados com a música. Esse momento, de acordo com o organizador Cícero Carneiro, será moldado entre os fogos e a melodia através de uma versão instrumental.

Serão utilizados 700 cubos de fogos com diferentes efeitos e cores que oferece à festa um impacto visual diferenciado. Os efeitos adaptam-se aos mais diversos temas de comemoração e ambientes, com toda segurança e brilho, já que os “fogos indoor” são tecnicamente frios. Os fogos serão detonados do Teatro Rosil Cavalcante, parte lateral do Parque do Povo.

Os ‘fogos indoor’ são considerados e chamados no mundo como “arte pirotécnica de aproximação” devido às características físicas, químicas e as técnicas profissionais que lhes permitem ser instalados próximos de pessoas, sem oferecer risco de incêndios.

Vistoria

O comandante do Centro de Atividades Técnicas (CAT), do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente Roberto Matias, juntamente com a sua equipe, ficou de fazer a vistoria dos fogos na manhã desta sexta-feira (2), verificando se a localização está dentro das normas de segurança para a devida liberação do show pirotécnico. Ele já adiantou que os fogos indoor não dispersam faíscas e os riscos de acidentes são praticamente nulos.

Plano de segurança

As Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros da Paraíba vão empregar um efetivo de até 950 homens e mulheres nos festejos juninos de Campina Grande. De acordo com o plano operacional da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), o efetivo será distribuído desta sexta-feira (2) até o dia 2 de julho, data em que se encerra o São João na cidade. Já o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), instalado no ano passado, continuará funcionando no Parque do Povo e deve reunir todos os órgãos operativos da Segurança Estadual, na chamada “Delegacia do Forró”.

Nos dias de maior movimentação, a Polícia Militar empenhará 450 policiais, que vão trabalhar no Parque do Povo, tanto na concentração da festa quanto nas adjacências. No local, serão montadas plataformas e postos de observação, que permitem uma melhor visualização da área do evento, facilitando a identificação de qualquer ocorrência.

A Polícia Militar ainda contará com 100 câmeras instaladas na área do Parque do Povo e região, todas de longo alcance. Serão utilizadas ainda 20 viaturas, que ocuparão o local da festa diariamente e que vão realizar rondas em bairros próximos. O policiamento contará com o efetivo a pé, motorizado e ainda com o apoio da cavalaria, Bope, Rotam, Batalhão Ambiental, BPtran, e Força Tática. Também estão incluídos no policiamento o uso de drone, para monitoramento aéreo, e do helicóptero Acauã, da Segurança e da Defesa Social.

Durante os dias de festas juninas, a Polícia Civil também atuará com a ‘Operação Infância Segura’, realizada pelas equipes da Delegacia da Infância e Juventude (DIJ) e de Repressão aos Crimes contra a Infância e Juventude (DRCCIJ), visando coibir a venda de bebidas alcoólicas e a condução de veículo por menores de idade.

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) terá efetivo de 250 homens e mulheres, sendo 40 escalados por noite. Eles terão o apoio de sete viaturas, que farão ponto base no evento, diminuindo o tempo resposta de atendimento a possíveis emergências que ocorram dentro do Maior São João do Mundo.

Programação do final de semana

Sexta-feira (2): 

César Menotti e Fabiano / Jonas Esticado / Os 3 do Nordeste / Andrezza Formiga

Sábado (3):

Flávio José / Joelma / Walkiria Santos

Domingo (4):

Simone e Simaria / Wallas Arrais / Forró Pegado

 

Relacionadas