quinta, 21 de setembro de 2017
Arquidiocese
Compartilhar:

Veja programação e entenda a posse de Dom Delson na Paraíba

Redação / 19 de maio de 2017
Foto: Divulgação
A Paraíba passará a ter um novo Arcebispo a partir das 9h deste sábado (20), quando acontece a posse de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa. Por conta disto, a Arquidiocese da Paraíba elaborou um roteiro da celebração, que será também transmitida ao vivo pelo Facebook.

De acordo com o roteiro, chegando à Catedral, os seminaristas e o clero dirigem-se para os lugares devidamente reservados, como também as autoridades. Os bispos dirigem-se à sacristia e o povo acomoda-se da maneira mais favorável.

Após isto, Dom Delson será acolhido no adro da Catedral pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello, e pelo Administrador Apostólico, Dom Genival Saraiva. Além disto, terão outras etapas até o começo dos ritos iniciais, que contará com canto de entrada e a saudação inicial, dentre outras coisas.

Ainda com outros procedimentos, a missa seguirá sob a presidência do Arcebispo empossado, Dom Delson. Por fim, a solenidade terá a palavra do Núncio Apostólico e a Bênção Final.

A Arquidiocese da Paraíba, ela está vacante desde o dia 6 de julho de 2016, quando o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Aldo di Cillo Pagotto. Desde então, ela foi regida pelo Administrador Apostólico Dom Genival Saraiva de França. Por já ser Bispo Emérito, ou seja, Bispo aposentado, Dom Genival não poderia assumir a Arquidiocese.

Antes da nomeação, Dom Delson era Bispo de Campina Grande. Com a nomeação, ele deixou de ser Bispo de Campina Grande, mas continuou à frente da Diocese como Bispo Administrador. Após a posse em João Pessoa, o Clero de Campina Grande vai se reunir para escolher um Administrador Diocesano, que vai ficar à frente da Diocese até que o Papa Francisco escolha um novo titular.

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador, na Bahia. É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado sacerdote no dia 5 de julho de 1980 na Arquidiocese de Feira de Santana e, na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na Diocese de Caicó no dia 8 de outubro daquele ano.

No dia 9 de maio de 2011 foi eleito durante a 49ª Assembleia do Episcopado Brasileiro em Aparecida entre os bispos dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, vice-presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, e foi reeleito em 2014, com mandato até 2018.

No dia 8 de agosto de 2012 foi nomeando pelo Papa Bento XVI como 7º bispo diocesano de Campina Grande, tomando posse no dia 29 de setembro do mesmo ano, em solenidade na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição.

Em Campina Grande

Na diocese de Campina Grande, Dom Delson teve um episcopado marcado pelas visitas pastorais, que consistem em uma visita do pastor diocesano às paróquias. Nestes eventos, o Bispo vai às capelas, às casas das pessoas, se informa pessoalmente sobre a situação administrativa da Paróquia e celebra com as comunidades. “É um dos momentos mais ricos da missão do bispo. É quando a gente pode ficar mais perto do povo, conversar olhando nos olhos, tomar um café na sala de ‘dona Maria’, abençoar os lares, ungir os doentes... é o sacerdócio na plenitude”, comenta Dom Manoel Delson.

Nestes 4 anos e meio ele conseguiu realizar a visita pastoral em quase metade das 63 Paróquias e Áreas Pastorais que compõem a Diocese de Campina Grande, que é composta por 61 municípios.

Neste tempo, Dom Delson também aumentou o número de padres. Foram ordenados 17 novos padres e 3 diáconos permanentes. Em relação às paróquias, 9 foram criadas, organizando melhor a divisão de fieis e comunidades.

No dia 08 de março de 2017, Dom Delson foi nomeado,  pelo Papa Francisco, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese da Paraíba. A posse ocorrerá neste dia 20 de maio.

 

Relacionadas