quinta, 15 de abril de 2021

Acidentes
Compartilhar:

João Pessoa teve 76 incêndios em casas, diz Corpo de Bombeiros

Aline Martins / 10 de julho de 2019
Foto: Arquivo Correio
Este ano, até o início do mês de julho, o 1º Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba, que cobre a Região Metropolitana de João Pessoa, atendeu 76 ocorrências relativas a incêndios em residências. Em todo o ano passado foram 141. No entanto, esse número foi menor se comparado com o ano anterior que registrou 158 casos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as causas variam, mas a maioria está relacionada a fenômenos termoelétricos que são ligados a eletricidade. Em comemoração ao aniversário de 102 da Corporação e ao Dia Nacional do Bombeiro foi realizada uma solenidade alusiva, na sede do Comando geral, no bairro Jardim Veneza, em João Pessoa.

Em 2017, 50% as ocorrências de incêndios em residências tiveram como causa fenômenos termoelétricos e 36% acidentais. Já no ano passado, o percentual subiu para 52% se observar os casos de incêndios causados por danos elétricos. Outros 20% tiveram como causa a ação pessoal intencional. Neste ano, os dados mostram que 33% das causas apuradas foram relativas a fenômenos termoelétricos, seguidos de 13% de causas acidentais. Em março e abril deste ano, dois apartamentos nos bairros dos Bancários e em Manaíra, respectivamente em João Pessoa, viraram notícias. Ninguém ficou ferido.

Em junho deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba realizou dentro da Semana de Prevenção contra incêndios, o I Seminário Técnico de Segurança Contra Incêndio e Controle de Pânico. O objetivo principal foi de auxiliar na construção do conhecimento teórico-prático necessário à atuação dos profissionais na área de segurança contra incêndio e controle de pânico. Esse evento teve como público-alvo estudantes dos cursos de Engenharia, Arquitetura e áreas afins. Enquanto ontem, a corporação comemorou os 102 anos de história e o Dia Nacional do Bombeiro que é 2 de julho, mas lembrado durante essa solenidade.

Dicas e orientações para prevenção de incêndios 

- Solicitar que um profissional capacitado realize regularmente a análise das instalações elétricas do imóvel.


 -Utilizar materiais de boa qualidade e que suportem os equipamentos elétricos que irão funcionar no local, evitando assim uma sobrecarga na rede elétrica.


 -Não realizar gambiarras, instalações irregulares e não utilizar benjamins (T).


- Fazer a manutenção do registro do botijão de gás e da mangueira, obedecendo ao período de validade.


- Ao viajar, retirar da tomada equipamentos que não estiverem sendo utilizados.


-Não deixar aparelhos celulares carregando em cima de superfícies como sofá e colchão.


-Ter atenção com o manuseio de fogo e jamais dormir com velas acesas.




(Fonte: Fonte: Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba)

Relacionadas