domingo, 17 de novembro de 2019
Abandono
Compartilhar:

Monumento no Largo da Gameleira, na Praia de Tambaú, está sem manutenção

Aline Martins / 04 de outubro de 2017
Foto: ASSUERO LIMA
Enferrujado, pichado e com caixas de iluminação coberta por lixo. É assim que se encontra o monumento que representa a “Saudação ao Sol” (os seis totens), do artista Erickson Britto, que fica no Largo da Gameleira, no bairro de Tambaú, em João Pessoa. A estrutura foi inaugurada em novembro de 2010 e desde aquela data ainda não foi revitalizada. O projeto de reurbanização do local também englobou o calçadão da orla de Tambaú e do mercado do peixe. Moradores e turistas reclamam do abandono e destacam que o cenário afasta o interesse no turismo.

O italiano José Gentilli, 74 anos, está de visita na cidade e criticou a falta de atenção com o monumento na área turística. “Acho linda essa obra, mas está muito destruído. Deveriam restaurar, porque isso não é bom para o turista”, comentou.

Além das pichações e a ferrugem, as caixas com as iluminações estão cobertas por lixo. Embora durante a reportagem houvesse agentes de limpeza realizando o trabalho no calçadão da orla, não foram retiradas as grades das caixas para a limpeza.

Providências. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) informou que passará a informação para o setor de limpeza para o fiscal verificar o caso. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) disse que a manutenção está agendada para a próxima semana. Em relação à ferrugem, informou que ocorreu devido à maresia, mas que será solucionada.


Relacionadas