segunda, 16 de julho de 2018
Transportes
Compartilhar:

CBTU tem orçamento cortado, mas trens manterão funcionamento normal

Katiana Ramos / 07 de fevereiro de 2018
Foto: Rafael Passos
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) emitiu uma recomendação às superintendências estaduais para que restrinjam as viagens nos trens somente aos horários de pico, que são feitas, geralmente, no início da manhã e no final da tarde. Na Paraíba, apesar do corte de 31% no orçamento para este ano, a superintendência local informou que mantém o funcionamento normal do transporte.

Em nota, a assessoria de comunicação da empresa na Paraíba informou que a diretoria da empresa e superintendência estadual estão tentando solicitar novos recursos no Ministério das Cidades e garante que até o final do ano e descarta, ao menos até o final deste ano, a redução no número de viagens. O mesmo procedimento está sendo feito pelos diretores da sede da empresa, no Rio de Janeiro. O repasse do Governo Federal para a CBTU este ano teve um corte de 42% em relação à verba destinada à empresa em 2017.

A provável mudança no horário de passagem dos trens ou até mesmo a redução das viagens causaria prejuízo aos usuários que se deslocam diariamente, porém fora dos horários mais cheios. “Eu pego no trabalho de 14h, se não tiver trem em um horário que não dê pra eu chegar no Bessa, fica difícil”, disse a atendente de farmácia, Cibele Lins, que mora em Santa Rita, na Grande João Pessoa.

Já a dona de casa Suélia Dias, que mora em Cabedelo e vem ao Centro de João Pessoa quase todos os dias para ajudar a irmã que trabalha como ambulante na orla, a mudança também atrapalharia a rotina dela e ainda seria um gasto a mais no orçamento doméstico.

“Quase todo dia eu venho ajudar minha irmã a vender docinhos na praia. Mas, só posso fazer isso depois de pegar meu filho na escola. Então, se eu tiver que pagar ônibus, não vai dar”, disse.

Viagens

No total, os trens da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, que circulam em João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita, fazem 25 viagens diárias, sendo 13 de Cabedelo para Santa Rita e 12 de Santa Rita para Cabedelo.

O primeiro trem do dia sai da capital para Santa Rita às 4h30, e de Santa Rita para Cabedelo às 5h01.

Relacionadas