terça, 18 de dezembro de 2018
Política
Compartilhar:

Senadora Ana Amélia é homenageada com Título de Cidadania Honorária

11 de abril de 2016
Foto: Kubitschek Pinheiro
 

A senadora Ana Amélia Lemos será homenageada em João Pessoa  nesta segunda-feira, com o Título de Cidadania Honorária, às 15h, numa iniciativa do vereador Marco Antônio. Depois da solenidade a parlamentar fará uma palestra sobre a conjuntura política nacional . O evento contará com a presença do presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, e será no Plenário da Câmara Municipal.

De acordo com o vereador, a senadora merece a homenagem pela sua trajetória e  avanço no seu trabalho como parlamentar. “Tenho muito admiração por ela, e entendi que esse titulo, é mais que merecido pelo seu amplo trabalho em defesa da mulher e dos mais necessitados”, disse Marco Antonio.

Ana Amélia Lemos nasceu em Lagoa Vermelha (RS), a filha mais velha de João Laureano de Lemos e Cilene Daros de Lemos. Viúva do Procurador de Justiça e líder político Octávio Omar Cardoso. É  formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) de Porto Alegre, com bolsa de estudo.

Ela foi balconista de loja, funcionária pública, secretária executiva e iniciou a carreira jornalística na Rádio Guaíba. em Porto Alegre. Em 1970, começou a trabalhar como repórter de economia no Jornal do Comércio, onde ficou sete anos. Foi repórter de economia, produtora e apresentadora de TV até 1979, quando transferiu-se para Brasília, exercendo as mesmas atividades, até março de 2010, quando deixou o jornalismo para ingressar na carreira política.

Em 2009, filiou-se ao Partido Progressista do RS e, no ano seguinte, teve lançada a candidatura ao Senado. Em 3 de outubro de 2010, foi eleita com 3.401.241 votos (29,54% dos votos válidos). Assumiu o mandato em 1º de fevereiro de 2011, durante a abertura da 54ª legislatura. Em abril de 2011, foi escolhida presidente de honra do movimento da Mulher Progressista, estimulando a participação feminina na vida partidária e política.

Neste primeiro mandato no Senado, Ana Amélia está avaliada como uma das parlamentares mais atuantes, trabalhando em seis comissões permanentes: Comissão de Assuntos Econômicos (preside a Subcomissão Permanente de Assuntos Municipais); Comissão de Educação, Cultura e Esporte (vice-presidente); Comissão de Assuntos Sociais; Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo; Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

A senadora participou de importantes iniciativas, como a CPMI da Violência Contra a Mulher, em 2012, e da Comissão Temporária de Prevenção e Combate a Incêndios, em 2013, da qual foi presidente. Foi também requerente e relatora da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos, de Álcool, Crack e Outras Drogas.

Relacionadas