domingo, 18 de fevereiro de 2018
Política
Compartilhar:

OAB intensifica ações do Comitê de Combate ao Caixa 2

Adriana Rodrigues / 18 de agosto de 2016
Foto: Divulgação
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba (OAB-PB) vai intensificar as ações do Comitê de Combate ao Caixa 2 em toda Paraíba nas eleições deste ano, com a instalação de centros para recebimento de denúncias contra  candidatos, partidos e coligações que excedam o limite de gastos nas campanhas eleitoral.

De acordo com o presidente da OAB-PB, Paulo Maia, com início da campanha eleitoral nos 223 municípios paraibanos aumenta a preocupação dos advogados e o papel da Ordem é oferecer mais um mecanismo para que o cidadão possa denunciar a prática de abuso por meio da prática de caixa 2, capaz de influenciar no processo democrático, na igualdade de oportunidade entre os candidatos.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio 98 FM/Correio Sat, o presidente da OAB-PB, falou sobre a importância do comitê, que além do recebimento de denúncias de possíveis casos de caixa 2, também vai atuar em campanhas de orientação e conscientização do voto. Compostos por advogados especialistas em direito eleitoral, o comitê irá analisar a pertinência temática das denúncias e encaminhá-las ao Ministério Público Eleitoral, a quem caberá uma análise mais minuciosa e as providências cabíveis na esfera judicial.

O presidente acrescentou que o comitê também tem função educativa para uma mudança de mentalidade do cidadão brasileiro.

“É importante saber que o comitê não irá se esvair apenas no recebimento de denúncias. Mas que a sociedade possa entender também o papel do voto consciente, o papel de não se vender, pois os políticos eleitos estão lá por nossa escolha”, afirmou Paulo Maia.

Relacionadas