domingo, 18 de fevereiro de 2018
Política
Compartilhar:

José Lacerda desiste de assumir a superintendência do Iphan

Adelson Barbosa dos Santos / 13 de setembro de 2016
Foto: Nalva Figueiredo
O ex-deputado estadual e ex-vice-governador da Paraíba José Lacerda Neto (PSD) desistiu de assumir a superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ele foi nomeado para o cargo há duas semanas, por indicação do senador Raimundo Lira, com apoio dos senadores Cássio Cunha Lima e José Maranhão, bem como dos demais membros da bancada federal.

O ex-deputado disse que sua decisão foi motivada pala falta de estrutura do órgão, que, segundo ele, não tem, sequer, uma secretária nem um chefe de gabinete, cargos essenciais para o bom funcionamento da gestão. Segundo Lacerda, a superintendência do Iphan na Paraíba não tem recursos para recuperar, por exemplo, a Praça Anthenor Navarro, onde fica a sede do órgão, “que se encontra em estado lamentável”.

Os casarões no entorno da praça, segundo José Lacerda, foram todos pichados por vândalos e o Iphan não dispõe de recursos para financiar novas pinturas. De acordo com José Lacerda, a remuneração é atrativa para quem pensa apenas em um bom salário, que fica em torno de R$ 14 mil.

“Quem for para o Iphan pensando apenas no salário, fica no cargo. No entanto, quem deseja desenvolver um bom trabalho na administração, não aceitará o cargo nessas condições”, disse José Lacerda.

Devolveu as diárias

Ao desistir do cargo, José Lacerda também abdicou de uma viagem a Brasília, onde tomaria posse e se encontraria com dirigentes nacionais do órgão ontem, hoje e amanhã. Ele disse que devolveu as passagens aéreas e as diárias.

Por fim, José Lacerda lembrou que foi cinco vezes 1º secretário da Assembleia Legislativa, três vezes secretário de Estado, vice-governador e deixou sua marca na história política.

Ao perceber que não teria a mesma chance de marcar sua passagem pelo Iphan, desistiu do cargo. “Por isso, achei melhor desistir. Afinal de contas, o meu conceito de homem público estava em jogo”, frisou.

Relacionadas