quarta, 21 de fevereiro de 2018
Eleições
Compartilhar:

TRE recebe 3.713 denúncias em cinco municípios

Edson Verber / 01 de outubro de 2016
Foto: Ilustração Correio
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) recebeu, até a manhã deste sábado, 3.713 denúncias de irregularidades em campanhas, a maioria propaganda irregular nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Esperança, Piancó e Sousa. No Brasil, a Paraíba é o sexto no ranking de denúncias protocoladas, através do sistema “Pardal”. Os números foram divulgados pelo presidente da Corte Eleitoral, desembargador José Aurélio da Cruz, em entrevista coletiva. Além do presidente, a entrevista contou com a participação do coordenador das Eleições 2016 do TRE-PB, Fábio Falcão, e técnicos da área técnica do órgão.

José Aurélio da Cruz reforçou o pedido para que todos os 2,8 milhões de eleitores compareçam o mais cedo possível para votar, pois o ato do voto “é uma afirmação da cidadania, que deve ser dado com consciência, e livremente”. Em seguida, afirmou que as eleições deverão ocorrer com tranquilidade, pois foram tomadas todas as providências na área da segurança, que tem três centros de controle em funcionamento em João Pessoa, Campina Grande e Patos. Para reforçar foram aprovadas tropas federais para Campina Grande, Sousa, Esperança e Pombal, abrangendo 14 municípios nessa região.

Sobre a biometria, a área técnica do Tribunal informou que a Paraíba alcançou 66% das sessões eleitorais, em 121 cidades, quando no Brasil chega apenas 33%, o que segundo o desembargador garante mais agilidade ao ato do voto nas urnas eletrônicas que estão passando por testes de segurança, através de quatro sessões “pilotos”, onde o voto é dado eletronicamente e em papel, na sede do Tribunal. 

SERVIÇO: em caso de dúvidas e dificuldades para votar, os eleitores devem ligar, inclusive a cobrar, para o SAE (Serviço de Atendimento ao Eleitor) número 3512-1500.

 

Relacionadas