terça, 25 de setembro de 2018
Eleições
Compartilhar:

PSD tira proveito da ‘janela partidária’ e conquista maior número de filiados

Rammom Monte e André Gomes / 23 de maio de 2016
Foto: Divulgação
A 'janela partidária' aberta no ano passado deu chance para que os partidos políticos tivessem mais tempo para conquistar novos filiados. Na Paraíba quem aproveitou a chance como ninguém foi a legenda comandada pelo deputado federal Rômulo Gouveia, o Partido Social Democrático. O PSD foi quem mais cresceu com essa mudança nos prazos para filiações  A agremiação ganhou 3.190 novas adesões, em apenas um ano - de 2015 a 2016 - e passou de 6.356 para 9.546 integrantes.

O PSD ultrapassou, inclusive, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), comandado por Edvaldo Rosas, mas que tem como líder maior o governador do Estado, Ricardo Coutinho. O jardim girassol foi o segundo que mais cresceu em número de filiados no último ano passando de 17.374 para 19.487 filiados, conquistando 2.113 novos associados.

Apesar do crescimento, tanto os socialistas, quanto o PSD não estão sequer nos cinco primeiros maiores partidos da Paraíba. O PSB ocupa a 7ª colocação e o PSD a 11ª.

PMDB perde filiados

Comandado pelo senador José Maranhão, o PMDB fez o caminho inverso e acabou perdendo filiados no Estado este ano. Embora continue sendo a legenda com maior número de integrantes, foi registrada uma queda de 117 associados, caindo de 50.382 para 50.265.

O prazo

O prazo de filiação para quem pretendia disputar as eleições deste ano se encerraram no dia 2 de abril, seis meses antes do dia da votação.

Confira os dez partidos que mais cresceram em número de filiados.

Partidos

 

Relacionadas