terça, 20 de fevereiro de 2018
Eleições
Compartilhar:

Presidente do TSE, Gilmar Mendes fala sobre as primeiras horas de votação

Rammom Monte com informações de Edileide Vilaça / 02 de outubro de 2016
Foto: Giovana Cunha
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Gilmar Mendes, concedeu entrevista na manhã deste domingo (2) comentando sobre as primeiras horas das eleições municipais em todo o Brasil. Ele estava no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, onde estava acompanhando a votação paralela, uma espécie de procedimento de segurança.

“Eu estou no Tribunal de São Paulo, vim acompanhar a votação paralela, que é um procedimento de segurança de todo nosso sistema de votação eletrônica e que os partidos, o Ministério Público e toda a imprensa pode acompanhar e verificar a seriedade, a segurança do nosso sistema de votação eletrônica. Fazemos, num dia anterior, um sorteio para apanhar determinadas urnas, onde eles estiverem já distribuídas, trazemos para este ambiente controlado e fazemos essa votação, fazendo inclusive a comparação entre o voto e o resultado de modo que se saiba que o sistema é realmente seguro. Estamos chamando a atenção para a importância deste teste, para que as pessoas acompanhem este teste para deixar de forma inequívoca provada a segurança do sistema”, afirmou.

O ministro disse ainda que até o momento a votação segue tranquila em todo país, sem grandes problemas e apenas com algumas prisões, inclusive de candidatos, e substituição de algumas urnas. Sobre o resultado, ele afirmou que acredita que sairá rapidamente.

“Esperamos que a apuração seja tão rápida quanto tivermos na anterior”, finalizou.

Relacionadas