terça, 25 de setembro de 2018
Eleições
Compartilhar:

Longas filas e muita reclamação no último dia para tirar o título eleitoral

Mislene Santos / 04 de maio de 2016
Foto: Mislene Santos
 

Filas quilométricas, demora para iniciar o atendimento e muita reclamação marcaram o último dia do prazo para o alistamento eleitoral das eleições deste ano. Na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), na Capital, a fila começou a ser formada às 05h, as pessoas tinham a expectativa de serem atendidas a partir das 7h, o que só aconteceu às 11h quando fichas foram distribuídas, mas o atendimento mesmo só foi iniciado ao meio dia.  Estava prevista a distribuição de 500 fichas para esta quarta-feira (04).

O aposentado, Ezir Guimarães de 79 anos foi o primeiro a chegar ao TRE para realizar o cadastramento biométrico. Ele disse que ficou indignado ao saber que o atendimento só seria iniciado a partir do meio-dia. “Isso é um descaso muito grande para um órgão dessa envergadura”, desabafou. Ele explicou que deixou para regularizar a sua situação eleitoral no último dia, porque se confundiu com as datas. “Eu pensei que era o último mês e não o último dia”, justi ressaltou o aposentado.

O chefe da sessão de orientação e apoio as zonas eleitorais, Charles Oliveira explicou que o horário de atendimento foi ampliado, apenas na Central de Atendimento aos Eleitores (Cenatel). Segundo ele, lá o atendimento iniciou às 07h e seguirá até às 19h, desta quarta-feira. “Temos uma limitação no horário e de pessoal. Estamos trabalhando com os servidores da casa e antecipamos o horário de atendimento em uma hora”, justificou o servidor.

Charles Oliveira explicou que na sede do TRE foram disponibilizados 15 guichês para atendimento e mais 40 na Cenatel, além de o horário ser ampliado. “Mas não há como evitar filas, pois muita gente deixa para regularizar a situação no último dia. Ontem mesmo nós atendemos até às 22h e hoje devemos seguir o mesmo ritmo”, disse Oliveira.

Privilégio

Houve várias queixas de que os servidores estavam atendendo pessoas que não estavam na fila.  Uma servidora explicou que algumas pessoas pegaram ficha no dia anterior, mas por conta do avanço da hora não foram atendidas. Por volta das 10h30, uma jovem que já estava no rol do TRE, porém, disse que não tinha ficha, mas que faria seu alistamento eleitoral antes mesmo das fichas do dia serem distribuídas.

Título eleitoral cancelado2

Relacionadas