quarta, 22 de novembro de 2017
Eleições
Compartilhar:

Eleitores têm um mês para tirar ou transferir título

Rammom Monte / 04 de abril de 2016
Foto: Divulgação
Quem planeja transferir ou tirar o título de eleitor para as eleições deste ano tem apenas um mês para providenciar o documento. Por conta disto, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba irá, a partir do dia 18 de abril, atender em um horário mais extenso, sendo das 7h às 14h. Além disso, no último dia do prazo, 4 de maio, o horário de funcionamento será das 7 às 19h.

Para tirar o título eleitoral é necessário comparecer a um cartório eleitoral com um comprovante de residência e um documento oficial com foto. Já para quem desejar transferir o seu domicílio eleitoral, é necessário levar o título de eleitor.

Os maiores de 18 anos que não tirarem seus títulos de eleitor podem sofrer várias sanções, tais como: não poderá inscrever-se em concurso público; tirar passaporte ou carteira de identidade; participar de concorrência pública; obter empréstimos de bancos estatais; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino, entre outros.

O TRE alerta às pessoas que vão tirar o título ou transferir para que não deixem para o último momento. Segundo Vanessa Egito, coordenadora da Corregedoria do TRE, os dias que deverão ter mais movimentação são 2,3 e 4 de maio, o que poderá causar enormes filas e maiores transtornos.

Números em eleições anteriores

Em 2014, o número de eleitores na Paraíba era de 2.835.882. Apenas os dois principais colégios eleitorais do estado, as cidades de Campina Grande e João Pessoa, tiveram 727.155 eleitores, o que representa 25,65% do total.

Curiosamente, nas últimas eleições para prefeito e vereador, ocorrida em 2012, o número de eleitores era de 2.865.819, 29.937  a mais do que o registrado dois anos depois.

Relacionadas