domingo, 18 de fevereiro de 2018
Eleições
Compartilhar:

David Lobão propõe BRT e VLT para mobilidade urbana em Campina Grande

Rammom Monte / 05 de setembro de 2016
Foto: Nalva Figueiredo
O candidato David Lobão (PSOL), foi o quinto a participar da rodada de entrevistas dos programas Correio Debate, da Rádio 98 FM Correio Sat e da TV Correio, nesta segunda-feira (05) com os candidatos a prefeito da cidade de Campina Grande. David começou a entrevista com os dizeres: Fora, Temer. Em seguida, ele agradeceu a oportunidade de mostrar suas propostas e reclamou que tem tido pouco espaço na mídia. O candidato respondeu, na Rádio - por meio de sorteio - e na TV - temas livres-, perguntas enfocando propostas para áreas como Iluminação Pública, Pavimentação, Educação, Mobilidade Urbana, Pagamento de Fornecedores, Corrupção, Meio Ambiente, Complexo Industrial, Política pública para mulheres e Limpeza pública.

O primeiro tema sorteado foi Iluminação Pública. Neste tópico, ele afirmou que a principal proposta para o seu mandato, caso seja eleito, será tratar de forma igualitária todos os bairros de Campina Grande. Segundo ele, as avenidas dos bairros onde há moradores com poder aquisitivo maior têm um tratamento melhor em relação às ruas da periferia do município.

Pavimentação

Em relação a este tema, o candidato relacionou ao tópico da iluminação pública. Para ele, a gestão tem que tratar de forma igualitária todos os setores. Ele denunciou ainda que no site da prefeitura municipal de Campina Grande constam várias ruas como pavimentadas, mas na realidade elas não estão sequer calçadas. Segundo ele, essa prática acontece em todos os ramos.

Educação

O candidato afirmou que educação é a sua área, por ser professor. Segundo ele, alunos de 10 e 11 anos estão saindo das escolas municipais de Campina Grande sem saber ler e escrever. Para David Lobão, a solução seria a implantação de escolas em tempo integral. Porém, ele ressalta que é afirmado que no município já existem duas escolas deste tipo, mas ele diz ser mentira. Segundo ele, a proposta é criar verdadeiras escolas em tempo integral.

Mobilidade Urbana

“Fazendo um estudo do que acontece nas grandes cidades do Brasil, se pegar a história, o transporte através dos trilhos não é a marca registrada do nosso país. Campina Grande para fazer transporte em trilho teria dificuldade por conta das características geográficas. Nós devemos investir com força é nos BRT’s e na construção de um pólo no centro, em que você privilegie apenas os transportes coletivos. Eu acho que o investimento melhor é o BRT, mas vamos sim estudar a implementação do VLT, porém asseguro que o BRT é uma solução rápida, barata e eficaz”, disse sobre o tema.

Pagamento de fornecedores

Neste tópico, o candidato afirmou que, caso seja eleito, pretende adotar a política de convênios, dialogando com os pequenos e médios agricultores, que possam vir a fornecer alimentos para as escolas municipais. Sobre a questão dos pagamentos, ele afirmou que pagar ou deixar de pagar, é uma questão de princípios e que o antigo prefeito de Campina Grande saiu da gestão devendo a todos os fornecedores.

Corrupção

Lobão começou este tema lembrando que o PSOL é o único partido com representação no Congresso Nacional que não tem parlamentas envolvidos em esquemas de corrupção. Caso seja eleito, ele disse que a solução para acabar com os casos de corrupção é trabalhar com transparência. “A primeira coisa é transparência. Com a transparência isso vai acabar. Outra coisa a se fazer é respeitar de forma transparente e com muita igualdade as licitações públicas. Em geral, se faz um processo com uma decisão já com cartas marcadas”, resumiu.

Meio ambiente

O candidato afirmou que quando lançou a sua campanha, criou quatro eixos: geração de emprego e renda, educação, saúde e meio ambiente. Para ele, uma grande ação que precisa ser feita em Campina Grande é o tratamento do lixo e do esgoto produzido pelos cidadãos. Segundo ele, nenhum grama do lixo produzido em Campina é tratado, o que influencia diretamente no meio ambiente. Outra proposta apontada pelo candidato é tratar o Açude Velho, que, segundo ele, é praticamente um esgoto a céu aberto.

Complexo industrial

Para David Lobão, é necessário mudar completamente a atual política econômica praticada em Campina Grande. Segundo ele, o atual prefeito desapropria áreas, faz isenções e depois de 10 anos, quando a empresa precisa pagar os tributos, ela sai de Campina Grande. Para o candidato, a solução seria priorizar o pequeno e médio industrial e usou a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, como exemplo a ser tomado.

Política pública para mulheres

Sobre este tópico, David Lobão afirmou que a primeira tarefa é deixar que as mulheres se organizem. Segundo ele, é preciso que elas decidam sua política, através de mecanismos de participação ativa e com autonomia. Ele ressaltou que se faz necessário acabar com o machismo e preconceito e disse que isso passa pela educação.

Limpeza pública

Para ele, a principal mudança é mudar a relação da prefeitura com a empresa que faz o serviço, que é privada, que, segundo ele, muitas vezes não vai buscar o lixo nas periferias. David Lobão afirmou que o serviço de coleta tem até suas qualidades, mas o principal desafio é o tratamento do lixo.

Considerações finais

Por fim, o candidato agradeceu o espaço e fez um apelo ao povo de Campina Grande para aderir à campanha para que o PSOL esteja presente nos próximos debates. Para finalizar, ele pediu voto à população e pediu aos campinenses que fortaleçam a campanha: Fora Temer.

A série de entrevista dos programas Correio Debate, da Rádio e TV Correio com os prefeitáveis de Campina Grande, terminará nesta terça-feira (05) com a entrevista com o candidato Veneziano Vital do Rêgo (PMDB).

Relacionadas