domingo, 18 de fevereiro de 2018
Eleições
Compartilhar:

Cinco municípios e 26 candidatos a prefeito

Alexandre Kito e André Gomes / 09 de agosto de 2016
Foto: INfográfico Correio
Cinco municípios da grande João Pessoa contam com 26 candidatos que vão disputar vagas nas prefeituras municipais das cidades. Postulantes de João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Bayeux homologaram as candidaturas, após as convenções partidárias, e agora dão início aos registros para participarem oficialmente da campanha eleitoral deste ano.  Cabedelo é o município que mais tem pretendentes para o Executivo Municipal na região metropolitana. Lá, sete candidatos vão participar da disputa este ano. Os partidos que terão postulantes ao cargo de prefeito são: PT do B, PMDB, PSB, DEM e PSC.

O segundo município com mais candidatos é Santa Rita com representantes de seis legendas. Na disputa estarão o PTB, PSDB, PSTU, PSC, Psol e PSB. Em Bayeux serão cinco candidatos que disputarão o pleito pelo PSB, PTN, PMB, PRTB e Psol. O mesmo número de candidatos é registrado no Conde com o PT do B, PMDB, PSB, DEM e PSC.

João Pessoa é o município com o menor número de candidatos. Serão apenas quatro concorrendo a vaga de prefeito. Mas, até agora apenas o petista Charliton Machado e a socialista Cida Ramos registraram a candidatura perante a Justiça Eleitoral.

O prazo para encaminhar o registro vai até o dia 15 deste mês. Passado o período para a definição das chapas majoritárias, os partidos políticos estão na fase do registro. Os que estão antecipando o pedido devem ter uma vantagem, pois já estarão com toda documentação pronta já para o dia 16 de agosto, quando se inicia a propaganda eleitoral.

Nas eleições de 2012 o cenário era outro. Foram 25 postulantes ao cargo de prefeito nos cinco municípios da grande João Pessoa.

Bayeux foi o município, entre os cinco analisados, com o maior número de candidatos. Foram oito nomes disputando pelos partidos: PSB, PTN, PMDB, PPL, PRP, Psol, DEM e PSC. Logo em seguida aparece João Pessoa com sete candidatos representados pelo PSTU, PSDB, PSB, PMDB, PT, PCO e Psol.

Em Santa Rita quatro postulantes ao cargo de prefeito disputaram a eleição naquele ano. Os partidos representados eram o PMDB, PTB, Psol e PRP. Em Cadedelo apenas o PMDB, PMN e o PSB tiveram candidatos a prefeito. O mesmo número de postulantes ao cargo foi registrado no Conde, representados pelo PSD, PT e PT do B.

Se comparado as duas eleições, Cabedelo subiu de apenas três candidatos em 2012 para sete candidatos nas eleições de outubro. Enquanto subiu a disputa na Cidade Portuária, o processo diminuiu em João Pessoa. Em 2012, eram sete candidatos disputando a Prefeitura. Este ano, depois de duas desistências, serão apenas quatro.

Relacionadas