sábado, 17 de fevereiro de 2018
Eleições
Compartilhar:

75 mil idosos: Candidatos a prefeito ‘esquecem’ de apresentar ações que beneficiem eleitores pessoenses

André Gomes / 11 de setembro de 2016
Foto: Divulgação



Os candidatos a prefeito de João Pessoa parecem pouco preocupados com cerca de 75 mil eleitores com forte poder de influência dentro das famílias. Essa parcela da população representa 13,82% do eleitorado. Até agora, as propostas apresentadas pelos prefeitáveis para os idosos não foram repercutidas nos guias de rádio e da TV. Nos planos de governo apresentados a Justiça Eleitoral, apenas o do petista Professor Charliton aborda o tema com mais profundidade. Os de Cida Ramos (PSB), Luciano Cartaxo (PSD) e Victor Hugo (Psol) tratam o tema de forma superficial.

Para o professor e cientista político, Lúcio Flávio, os candidatos erram estrategicamente quando deixam de apresentar propostas para os idosos que, segundo ele, têm forte atuação financeira e influência forte nas famílias. “Os idosos são formadores de opinião e deveriam receber mais atenção dos candidatos a prefeito. Essa é uma parcela importante da sociedade e muitos, com mais de 70 anos, ainda têm uma vida ativa e votam”, destacou.

De acordo com o professor, existe um descaso dos candidatos que precisariam incluir de imediato as propostas para os idosos que representam uma boa parcela da população e que vem crescendo a cada ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dez anos, a população de idosos cresceu cerca de 30% e a tendência para as próximas pesquisas, segundo o órgão, é de que o crescimento continue.

Isso torna João Pessoa a terceira Capital do Nordeste com o maior índice de população idosa.

O professor Lúcio Flávio disse que o poder público precisa incorporar este contingente populacional que é cada vez maior, oferecendo-lhe serviços que permitam uma melhora da qualidade, fortalecendo seu protagonismo social, cultural e político, incorporando seus saberes e contribuindo para promover um envelhecimento em que o idoso tenha atividades a desenvolver e cuide de sua saúde por meio de atividades socioculturais integrativas, fisioterapia e alimentação saudável.

Descrentes dos políticos

Muitos idodos pessoenses estão descrentes dos políticos e ainda não decidiram em quem votar ou se irão votar. Eles questionam as promessas não cumpridas e problemas encontrados por eles nas áreas da saúde e acessibilidade. A segurança também é uma preocupação frenquente entre os mais velhos.

Para a aposentada Liliosa Nunes, falta compromisso dos candidatos em ganhando a eleição cumprir com o prometido no pleito anterior. Para ela, que se diz descrente das promessas, os candidatos a prefeito da Capital esquecem de apresentar propostas concretas principalmente na área da saúde.

“A saúde está um caos e não tem bom atendimento nessa área para nenhuma idade. Infelizmente só quem sente isso é quem mais precisa. Se não tivermos a condição de ter um plano de saúde, morre a míngua”, lamentou.

Liliosa disse ainda que essa será a última participação em processo eleitoral. “Estou cansada de votar em políticos que não cumprem o que prometem. Completo 70 anos no dia 29 de dezembro e não pretendo mais votar já que deixa de ser obrigatório para mim”, afirmou.

O aposentado Levi Pereira também não está satisfeito com as propostas apresentadas pelos candidatos até agora. Segundo ele, as propostas apresentadas sem serem cumpridas não atendem a nenhuma idade. “Eles só prometem e no fim não beneficiam ninguém. Quando ganham, a primeira medida é dizer que não tem verba para realizar as ações em benefício do povo, principalmente para os mais velhos”, destacou.

Otacílio Pereira é mais um idoso que está descrente das promessas de campanha dos candidatos a prefeito de João Pessoa. O aposentado lamentou que não existam propostas voltadas para a terceira idade. “Eu estou cansado de só ouvir e não ver as promessas sendo cumpridas. Aqui para o idoso tudo é difícil, principalmente os transportes públicos e acessibilidade”, revelou.

Leia Mais

Relacionadas