domingo, 19 de novembro de 2017
Política
Compartilhar:

Dez vereadores utilizam a “janela partidária” e trocam de partidos em João Pessoa

Adriana Rodrigues / 21 de março de 2016
Foto: Ilustração
Dez vereadores de João Pessoa aproveitaram a “janela partidária”, que estava aberta até sábado, para trocar de legenda. Ele vão disputar as eleições deste ano em outro partido, sem correr o risco de perder o mandato eletivo por prática de infidelidade partidária. Já que sem a abertura desta janela, que se fechou no sábado, não havia esta possibilidade.

vereador Santino trocou o PTdoB pelo PMN; Raoni Mendes deixou o PTB e ingressou no DEM; Bosquinho saiu do DEM e se filiou ao PSC; Djanilson da Fonseca resolveu sair do PPS e ingressar para PR, legenda que passa a presidir em João Pessoa.

O vereador licenciado Helton Renê, atual secretário do Procon-JP trocou o PP pelo  PCdoB, enquanto Lucas de Brito saiu do  DEM e se filiou no PSL. O Líder do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Marco Antônio deixou o PPS para se filiar ao PHS.

O vereador licenciado Pedro Coutinho, presidente do Instituto de Previdência do Município, saiu o PTB e também migrou para PHS. Felipe Leitão deixou o SD, mas ainda não divulgou o seu novo partido, deve definir até o prazo final de filiação.

A “janela partidária” que permite o troca-troca de partidos foi criada pela Emenda Constitucional 91/2016 e pela minirreforma eleitoral que reduziu de um ano para seis meses o prazo mínimo de filiação partidária com fins eleitorais. Mas quem não é parlamentar, não é filiado a qualquer partido e pretende disputar um mandato nas eleições de outubro, tem até o dia 2 de abril para ingressar em alguma legenda.

Perdas e ganhos

O PPS, o DEM e o PTB foram os partidos que mais perderam vereadores. As legendas presididas pelo vice-prefeito Nonato Bandeira (PPS) e pelo ex-senador Wilson Santiago (PTB) acabara perdendo dois parlamentares cada. Já o partido do ex-senador Efraim Morais (DEM) perdeu dois vereadores, mas ganhou um. Quem também perdeu foi o prefeito Luciano Cartaxo (PSD). Ao trocar o PPS pelo PR, o vereador Djanilson da Fonseca migrou para um partido que integra a base de sustentação política do governador Ricardo Coutinho (PSB). O Vereador Felipe Leitão, do SD, ainda não anunciou seu destino partidário, mas já oficializou sua saída da bancada do prefeito Luciano Cartaxo na Câmara de João Pessoa.

 Quem saiu e quem entrou

Marco Antônio -  deixou o PPS e foi para o  PHS

Djanilson da Fonseca- saiu do PPS para o PR

Bosquinho- deixou o DEM e foi para o PSC

Santino - trocou o PT do B pelo PMN

Dinho - trocou o PR pelo PMN

Helton Renê - trocou o PP pelo PC do B

Lucas de Brito - Deixou o DEM e foi para o PSL

Felipe Leitão - Deixou o SD

Raoni Mendes - PTB pelo DEM

Pedro Coutinho - deixou o PTB pelo PHS

 

 

 

 

 

Relacionadas