terça, 17 de outubro de 2017
Política
Compartilhar:

Cartaxo apresenta plano de US$ 100 mi BID em JP durante encontro de prefeitos

Luís Eduardo Andrade / 11 de agosto de 2017
Foto: Alexandre Freire
O encontro dos prefeitos da Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) aconteceu na manhã desta sexta-feira (11) em um hotel na Orla de João Pessoa, reunindo os gestores das cidades de Palmas (TO), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e de João Pessoa. Na oportunidade, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) ressaltou os investimentos em 100 milhões de dólares em contrapartida pela Prefeitura Municipal junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Leia também: *Luciano Cartaxo anuncia 100 milhões de dólares em investimentos

O recurso de 100 milhões de dólares que o prefeito se refere é de um projeto de sustentabilidade para toda a cidade. “É um legado que nós estamos deixando de planejamento na nossa cidade, que vai muito além do nosso mandato. São ações de um projeto de longo prazo que estruturam João Pessoa de forma sustentável para o futuro”, afirmou Luciano Cartaxo.

O prefeito da Capital apresentou o plano ‘João Pessoa Sustentável’ e destacou a que as ações programadas pela gestão municipal serão de longo prazo. “João Pessoa, Palmas, Florianópolis e Vitória são cidades que estão fazendo um planejamento em longo prazo. Estão buscando recurso para os próximos 30 anos com garantia de recurso liberado pelo BID, dentro desse planejamento. Aqui em João Pessoa nós já começamos a fazer isso. A contrapartida do município que envolve a habitação. Por exemplo, o condomínio Vista Alegre que já faz parte de uma contrapartida da prefeitura municipal, a mesma coisa na comunidade Saturnino de Brito que promoveu infra estrutura e moradia, e também o investimento no bairro São José,na área da habitação”, destacou.

Segundo Cartaxo, o encontro entre os gestores também serviu para troca de experiências entra as prefeituras, para que juntas, possam superar as crises econômica e política. “É Importante para que possamos juntos fazer um trabalho mais efetivo, com mais rapidez junto a Secretaria do Tesouro Nacional, Senado e BID, pra que haja liberação dos recursos. Também é uma troca de experiências muito importante entre os prefeitos, principalmente no cenário de crise e adversidade que passa a economia do país. Então pensamos em um projeto que leve qualidade de vida para nosso povo. A sustentabilidade é uma das marcas da nossa gestão. Fazer com que nesse momento de dificuldade os municípios sejam vistos como fundamentais nesse projeto de fazer com que o país possa sair desse processo de dificuldade”, finalizou o prefeito de João Pessoa

O prefeito de Palmas (TO), Carlos Amastha, comentou sobre o encontro e o exemplo da capital do Tocantins. "Estamos trocando experiências, buscando melhores caminhos, por isso Palmas é uma cidade sustentável e considerada uma das mais magras do Brasil, com um índice de obesidade muito baixo. Somos a cidade que mais se exercita no país" , relatou.

Já Luciano Rezende, prefeito de Vitória (ES), comentou as semelhanças entre os municípios. "São duas cidades muito parecidos, com o mesmo tamanho, por exemplo. E esse grupo de prefeitos faz com que suas atividades sejam feitas juntas. Em Vitória, nos investimos em uma cidade inteligente, em uma gestão horizontal, onde todos são considerados prefeitos. Toda cidade cuida da cidade. As experiências com Luciano, meu xará, foram muito importantes para minha função.

Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis (SC), destacou a gestão do prefeito Luciano Cartaxo. "Uma tendência da gestão pública é inovar em gestão eficiente, buscando qualidade sustentável. E João Pessoa foi a primeira para o encontro justamente pelo reconhecimento do trabalho de Luciano que vem sendo referência para todo o Brasil", finalizou.

Relacionadas