quarta, 21 de fevereiro de 2018
Saúde
Compartilhar:

Quase 20 pessoas são vítimas de queimaduras de águas-vivas em praias

Bárbara Wanderley / 04 de Janeiro de 2018
Foto: Nalva Figueiredo
Águas-vivas e caravelas tomaram conta das praias de João Pessoa nos últimos dias. Só no último fim de semana, 19 pessoas com queimaduras causadas por esses animais foram atendidas por agentes do Corpo de Bombeiros presentes nas praias, conforme contou a tenente do Batalhão de Busca e Salvamento, Emanuelle Mendes da Silva. “Essas 19 vítimas foram só as atendidas pelo Corpo de Bombeiros, mas há também as que vão direto para o hospital e as que não procuram atendimento. Com certeza o número é bem maior”, analisou.

A tenente afirmou ainda que a quantidade de atendimentos ficou acima da média. “Essa época do ano geralmente aumenta porque é o período de reprodução da espécie. Este ano está parecendo que vai ter mais do que em janeiro do ano passado, mas o mês acabou de começar, ainda não dá para afirmar”, comentou.

De acordo com a tenente dos Bombeiros, se encontrar um guarda-vidas é bom comunicar para que ele possa alertar outros banhistas. “Também dá para aproveitar e se informar sobre trechos que não tiveram casos registrados para saber onde é seguro tomar banho”, aconselhou.

Casos graves

Ela enfatizou que se a lesão for grande e estiver muito dolorosa, ou se estiver ocorrendo vômito, náusea e dor de cabeça, a indicação é procurar atendimento médico. “Pode ser uma reação alérgica à toxina, aí já é um caso um pouco mais grave”, disse a tenente do Batalhão de Busca e Salvamento, Emanuelle Mendes da Silva.

Relacionadas