sexta, 28 de julho de 2017
Saúde
Compartilhar:

Desnutrição é complicador para patoense de 420 quilos que espera bariátrica

Julio Silva / 14 de julho de 2015
Foto: Arquivo
Com obesidade mórbida, Carlos Antônio dos Santos Freitas, o Carlinhos, tem desnutrição proteica. O rapaz, de 28 anos e que mora em Patos, no Sertão do Estado, está em tratamento no Hospital das Clínicas (HC) em Recife (PE) e já passou por exames de sangue que constataram o déficit de proteínas no organismo, além de níveis de colesterol e triglicerídeos baixos. A equipe médica em entrevista ontem no hospital, estimou que Carlinhos tem que perder pelo menos 100 kg para poder realizar a cirurgia bariátrica e que o processo demoraria de três a oito meses.

O chefe do serviço de cirurgia geral do hospital, Álvaro Ferraz, explicou que o tipo de obesidade que Carlinhos apresenta é devido aos hábitos alimentares. “Ele come seletivamente algumas coisas. Preferencialmente carboidrato e açúcar e muito pouca proteína”, explicou. Ele ainda detalhou as consequências que isso pode ter no organismo. “Isso acarreta em edema, deficiências na pele, cabelo e funcionamento em outros órgãos. A baixa de proteína também pode aumentar a chance de infecção respiratória, urinária”, disse o médico.

A cirurgiã-geral do Hospital das Clínicas, Luciana Siqueira, afirmou que Carlinhos está sendo submetido a uma dieta para ajudar a compensar a deficiência de proteínas e que, gradativamente, diminui a quantidade de calorias que ele estava ingerindo. “Estamos readptando o cardápio do paciente, diminuindo a ingestão de carboidrato e oferecer saladas, frutas. Houve uma boa aceitação dele,apesar de todo o problema que apresenta.

Além do problema alimentar, a equipe médica está tratando as feridas que Carlinhos apresenta na perna, conforme a explicação da gerente de atenção à saúde do HC, Ana Caetano. “ A infectologia está fazendo curativos específicos. Ele tem úlceras por questões vasculares. Ele pode ter alguma patologia linfática e vascular, por essa desnutrição”, disse.

Cirurgia bariátrica

O chefe de cirurgia geral do HC, Álvaro Ferraz, explicou que Carlinhos ainda deve perder peso para estar apto a uma cirurgia bariátrica. O procedimento pode demorar até oito meses para ser realizado, afirmou.

Relacionadas