quarta, 19 de setembro de 2018
Geral
Compartilhar:

Pilões entra na rota cultural do frio

Fábio Cardoso / 10 de julho de 2016
Foto: Divulgação
A Rota Cultural Caminhos do Frio chega a Pilões amanhã, trazendo em sua esteira cultura, gastronomia e conhecimento. O projeto busca unir nas atividades da base local um novo mercado produtivo para os pequenos empreendedores da regional do Brejo paraibano, mas, sobretudo, apresentar um roteiro turístico de experiência, que cresce e que está transformando a vida de muitas pessoas.

Antes das pessoas curtiram Pilões e entender o seu imenso potencial cultural, é bom estar preparado para se surpreender. A cidade tem um grande leque de atrativos naturais e riqueza histórica (cachoeiras, vales, casarios do século XVIII em estilo colonial rural, a exemplo da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus).

Há ambientes como Memorial da Casa da Farinha (comunidade rural de Veneza), Café na Varanda (comunidade rural de Olho d’água), Pousada das Abelhas (comunidade rural do Riacho de Faca) Floricultura de Pilões (comunidade rural de Avarzeardo), que estão se desenvolvendo e criando uma nova expectativa de vida para centenas de pessoas que passaram a ter sua renda própria, mesmo que ainda muito pequena para o sustento.

Pilões está a quase 90 km de João Pessoa e a passagem da Rota Cultural deve atrair dezenas de turistas e movimentar o comércio local, que está com novos olhares para a atividade turística, na esperança de crescimento e de dia melhores para muitos empreendedores, que estão começando a fazer a diferença na prática do turismo de experiências e vivências.

O Café na Varanda é um dessas experiência. O local oferece um cardápio com café, tapiocas, sucos, mas tem à disposição dos clientes todo um cardápio regional, com galinha da capoeira, macaxeira com carne de sol, arroz de leite, e muitos bolos.

Os produtos oferecidos não são nada muito caro, a partir de R$ 10. Há ainda muitas peças de artesanato, tudo produzido pelas mulheres que são conhecidas como guerreiras.

Entre artesanato e gastronomia

A programação da Rota Cultural  Caminhos do Frio em Pilões terá o tema “Flores, cultura e arte”. O roteiro na cidade terá oficinas de MDF (caixas decorativas com flores), cabaça decorada com flores e falso couro com flores. Na parte das trilhas ecológicas, os visitantes podem fazer a Trilha da Floricultura, passando por estufas.

Na cidade, o evento contará com feira gastronômica, oficina, apresentações de teatro, dança e caminhadas ecológicas. No sábado que vem, uma das atrações culturais será o grupo paraibano Os Gonzagas, que tem sido um dos grupos mais concorridos nos últimos dois anos, pelo talento e música que apresentam.

 

Relacionadas