segunda, 16 de outubro de 2017
Paraíba
Compartilhar:

Privatização: levantamento aponta prevalência das faculdades particulares

Lucilene Miereles / 29 de agosto de 2015
Na Paraíba, as faculdades privadas de Medicina dominam. Elas são o dobro das públicas e têm 107,54% mais vagas. De 2003, quando havia apenas uma, a 2014, o aumento foi de 500%. O custo médio mensal para estudar numa faculdade privada também é alto (R$ 5,7 mil), oitavo no País. Os dados fazem parte do levantamento Radiografia das Escolas Médicas do Brasil, organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), e chamam a atenção para o crescimento sem controle e sem qualidade do sistema que prepara os futuros médicos. No Brasil, são 23 mil novos profissionais por ano.

Em números totais, o volume de escolas médicas no Brasil também mais que dobrou. O volume saltou de 126 cursos (públicos e privados, grupo no qual estão inseridas instituições classificadas como municipais, mas que cobram mensalidades de seus alunos) para os atuais 257, que respondem pelo preparo de 23 mil novos médicos todos os anos.

No entanto, conforme o CRM, esta realidade pode mudar nos próximos meses, pois 36 municípios já foram autorizados a receber novos cursos de medicina após um processo de seleção coordenado pelo Governo. Se todos passarem efetivamente a funcionar, o País contará com 293 escolas até o fim de 2016. Além desses, existe outro edital em aberto com chamamento para outros 22 municípios, o que pode elevar o número de escolas médicas para 315.

Leia mais no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas