Acesso

Paraíba
Compartilhar:

População encolhe em 48 municípios e preocupa prefeitos que devem perder verbas federais

Maurílio Júnior / 28 de agosto de 2015
Foto: Arquivo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (28) as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros. Os dados se referem a 1º de julho de 2015. Na Paraíba, dos 223 municípios, 48 sofreram redução no seu quadro populacional, o que corresponde a 21,5%.

LEIA MAIS: 40% da população da PB vive em seis municípios e grandes centros concentram maior parte

Para o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, o levantamento traz preocupação, uma vez que pode comprometer os repasses oriundos do Governo Federal para estas cidades, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é calculado com base no número de habitantes

“Sem dúvidas, é preocupante. Dependendo do coeficiente individual do município o risco de perder parte da verba do FPM é real. Acredito que primeiro passo para buscar uma solução é provocar o próprio IBGE para confirmar os dados, como se deu o processo, para depois na esfera judicial tentar evitar a perda”, disse Tota, alertando para o prazo de 20 dias que os municípios terão para recorrer.

Para o IBGE, a migração de pessoas para cidades maiores e os óbitos decorrentes do envelhecimento da população são vistas como as principais motivações para o resultado.

Relacionadas