Acesso

Paraíba
Compartilhar:

Orçamento Democrático inicia segunda etapa do Ciclo 2015 nesta terça-feira

Secom-PB / 17 de agosto de 2015
Foto: Arquivo
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, realiza nesta terça (18) e quarta-feira (19) a segunda etapa do Ciclo 2015, que é o Planejamento Democrático, no qual secretários, dirigentes da administração indireta e conselheiros das 14 regiões georçamentárias vão dialogar sobre as demandas eleitas durante as audiências regionais deste ano. O Planejamento Democrático será realizado a partir das 9h, na Fundação Casa de José Américo de Almeida, localizada na Av. Cabo Branco, em João Pessoa.

Esta etapa do Planejamento Democrático tem o objetivo de analisar e dialogar sobre aquelas prioridades mais demandadas durante as últimas audiências regionais, realizadas nas 14 regiões do Estado, com vistas à identificação do que poderá ou não ser contemplado na Lei Orçamentária Anual (LOA/2016).

Dentro da programação haverá palestra sobre Lei Orçamentária Anual (Diálogos com a participação popular), assim como grupos de trabalhos para se debater aquelas prioridades eleitas nas 14 regiões e mais demandadas pelas populações dos municípios, como educação, saúde, segurança e defesa social, recursos hídricos, meio ambiente, ciência e tecnologia e estradas de rodagens.

Também serão apresentadas as ações a serem demarcadas na LOA 2016, das Secretarias de Desenvolvimento Humano (Segurança Alimentar, Idosos, Pessoa com Deficiência, Criança e Adolescente, Cisternas e Companhia de Habitação Popular da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Cultura, Agricultura e da Pesca (Assistência Técnica, Eletrificação Rural, Agropecuária, Fruticultura, Título de Posse de Terra e Piscicultura), além da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).

Estarão participando desta etapa do Planejamento Democrático quatro conselheiros regionais e dois estaduais, de cada região, representando assim as 14 Regiões Georçamentárias, além da equipe de Gerentes Regionais de Acompanhamento e Formação, da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual.

Prioridades eleitas – Confira como ficaram as prioridades eleitas em todas as audiências regionais do Orçamento Democrático, tendo as regiões de Campina Grande e Guarabira divididas em duas etapas, pelo número considerado de municípios integrantes.

1ª Região (João Pessoa): segurança pública, educação e saúde

2ª Região (Guarabira): saúde, habitação e educação

2ª Região (Solânea): abastecimento de água, educação e segurança pública

3ª Região (Campina Grande): educação, segurança pública e saúde

3ª Região (Esperança): saúde, segurança pública e educação

4ª Região (Cuité): saúde, educação e segurança pública

5ª Região (Sumé): educação, saúde e estradas

6ª Região (Patos): educação, saúde e recursos hídricos

7ª Região (Itaporanga): educação, estradas e recursos hídricos

8ª Região (Catolé do Rocha): saúde, abastecimento de água e educação

9ª Região (Cajazeiras): educação, estradas e saúde

10ª Região (Sousa): saúde, abastecimento de água e educação

11ª Região (Princesa Isabel): abastecimento de água, educação e estradas

12ª Região (Itabaiana): educação, saúde e estradas

13ª Região (Pombal): educação, saúde e recursos hídricos

14ª Região (Mamanguape): segurança, saúde e educação

Relacionadas