terça, 16 de julho de 2019
Paraíba
Compartilhar:

Associação de Astronomia disponibilizará telescópios para ver a Superlua

Redação / 27 de setembro de 2015
A terra, o sol e a lua irão proporcionar hoje um espetáculo raro, que poderá ser assistido a olho nu, de qualquer lugar do Brasil: o eclipse da superlua. Esta será a sexta vez nos últimos 100 anos que o fenômeno acontece e só deve se repetir em 2033. Em várias cidades da Paraíba haverá eventos de observação, abertos ao público, promovidos pela Associação Paraibana de Astronomia (APA), que irá disponibilizar telescópios que permitem a visualização em detalhes da superlua vermelha.

A superlua acontece quando ela atinge a sua fase cheia, durante 24 horas e, ao percorrer sua órbita, chega ao ponto mais perto da terra. Essa proximidade fará com que a lua seja vista com um diâmetro 14% a 30% maior. Quem estiver na orla paraibana, verá a superlua nascer às 16h56. No mesmo dia, ocorrerá o eclipse total da lua, quando a terra ficará entre ela e o sol, cobrindo-a totalmente com a sombra.

Sobre a cor vermelha que a lua ficará durante o eclipse, Marcos Jerônimo disse que é provocada pela sombra da terra, projetada no satélite, mas também é um indicativo da poluição na atmosfera.

Superlua em João Pessoa

Nasce às 16h56

Se põe às 4h27

Eclipse da superlua

Começa às 22h07

Cobre a lua às 23h11

Termina a 1h27

Eventos de observação:

João Pessoa - Estação Cabo Branco - 21h

Guarabira - Praça Lima e Moura - 21h

Picuí - Praça João Pessoa - 21h

Taperoá - Cais da Ponte Velha - 21h

Maturéia - Casarão do Jabre - 21h

Princesa Isabel - Praça da Matriz - 21h

Relacionadas