quarta, 19 de setembro de 2018
Geral
Compartilhar:

Nutricionista diz que pode comer canjica e pamonha, mas com moderação

Lílian Moraes / 18 de junho de 2016
Foto: Divulgação
As festas juninas são comemoradas em todo o país, mas em nenhum lugar do Brasil elas têm a importância e nem a alegria e o charme que têm aqui no Nordeste. Por isso mesmo o mês de junho é o mais festejado na Região. Aqui na Paraíba, então, é um mês inteiro de comemorações que começam com a abertura oficial em Campina Grande - o palco maior desta festa - e pelas cidades do Interior como Patos, Santa Luzia, Solânea, Monteiro. Na Capital, os festejos também não ficam atrás. Desde concursos de quadrilhas até shows de forró em vários pontos da cidade. Afinal quem é que resiste a um arrasta pé, triângulo, zabumba?

Junho também é mês de fogueira, quadrilha e, claro, muita comida de milho como pamonha, canjica, bolo de milho, pé de moleque, e muito quentão. Se você é daquelas pessoas que não há quem resista a uma pamonha quentinha, canjica, pé de moleque, então aproveite, porque neste mês tudo é permitido em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. Especialista explica que o milho é rico em amidos e proteínas, boa fonte de folato e tiamina e possui boas quantidades das vitaminas A e C, de potássio e ferro. A pipoca, preparada sem gordura tem poucas calorias e muitas fibras. Mas o milho é carente de niacina, por isso não substitui proteínas. Daí a importância de se dosar as refeições, principalmente das crianças que estão em fase de crescimento.

Caso as crianças reclamem de dor de barriga, dor de cabeça ou náuseas, ele aconselha chá de erva-doce e bastante água para desintoxicar. “Se os sintomas persistirem é melhor procurar um médico”, alerta.

“Não há nada de mal em comer pamonha, canjica, munguzá e pé-de-moleque, desde que estes não sejam o seu único feito durante a festa”, diz o especialista.

O nutricionista explica que as comidas típicas das festas juninas são todas muito calóricas, mas, ao mesmo tempo, são irresistíveis. “Uma opção gostosa e menos calórica é o milho cozido”, alerta o especialista.Alimentos

Relacionadas